Tags

Notícias

IPVA para veículos com placa final 1 vence dia 11/01

Créditos: Divulgação
8 janeiro, 2016
Da Redação, com assessoria

Pagamento pode ser feito nos terminais de autoatendimento, no guichê de caixa, pela internet ou outros canais oferecidos pela instituição bancária

Na próxima segunda-feira, dia 11 de janeiro, vence o prazo para o pagamento integral, com desconto de 3%, do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2016 para os veículos com final de placa 1. Para os proprietários que preferirem parcelar o tributo em três vezes, a data limite para o pagamento da primeira parcela também é na segunda-feira.

O calendário continua na terça-feira, (12/1), com veículos de placa final 2 e assim sucessivamente até o dia 22 de janeiro, para os veículos com placa final 0, desconsiderando os finais de semana.

Automóveis, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus, motos e similares
Mês Janeiro Fevereiro Março
Parcela 1ª Parcela ou Cota Única Com Desconto 2ª Parcela ou Cota Única Sem Desconto 3ª Parcela
Placa Dia do Vencimento Dia do Vencimento Dia do Vencimento
Final 1 11/1 11/2 11/3
Final 2 12/1 12/2 14/3
Final 3 13/1 15/2 15/3
Final 4 14/1 16/2 16/3
Final 5 15/1 17/2 17/3
Final 6 18/1 18/2 18/3
Final 7 19/1 19/2 21/3
Final 8 20/1 22/2 22/3
Final 9 21/1 23/2 23/3
Final 0 22/1 24/2 24/3

Pagamento

O imposto pode ser quitado de três maneiras: à vista com desconto (janeiro); à vista sem desconto (fevereiro) ou em três parcelas, de janeiro a março. Para efetuar o pagamento do imposto, basta o contribuinte se dirigir a uma agência bancária credenciada, com o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor), e efetuar o recolhimento.

Os pagamentos podem ser feitos nos terminais de autoatendimento, no guichê de caixa, pela internet ou débito agendado, ou outros canais oferecidos pela instituição bancária. O IPVA também pode ser pago em casas lotéricas, no entanto ,essa opção não é válida para a quitação do licenciamento.

Aviso de vencimento

No caso de São Paulo, o aviso de vencimento que os contribuintes receberam em suas residências é um simples lembrete, isso significa que ele não é boleto nem guia de recolhimento. Quem receber pelos Correios uma cobrança com códigos de barras deve desconsiderar, pois é golpe. Nos estados nos quais são enviados boletos para cobrança, o cidadão precisa certificar-se de que o documento é verdadeiro.

Além disso, o Fisco foi informado sobre a existência de sites que simulam a aparência da página da Secretaria da Fazenda com o objetivo de colher as informações do proprietário para outra finalidade. A prática, conhecida como pishing, é uma tentativa de fraude eletrônica caracterizada para adquirir senhas, dados financeiros, número de cartões de crédito e outros dados pessoais.

Mesmo que o proprietário ainda não tenha recebido o aviso de 2016, o imposto deverá ser recolhido observadas as datas de vencimento, de acordo com o dígito final da placa do veiculo.

Seguro DPVAT 2016

Donos de motocicletas, vans, ônibus e micro-ônibus poderão pagar o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT) de 2016 em três parcelas. Administrado pela Seguradora Líder, o pagamento do prêmio somente poderá ser parcelado com a utilização de boletos bancários – devem ser gerados exclusivamente pelo site.

O vencimento da primeira parcela coincide com a data da primeira parcela do IPVA em janeiro, sendo que as duas seguintes serão iguais, mensais, consecutivas e os respectivos vencimentos coincidirão com as datas para o pagamento do imposto nos meses de fevereiro e março.

No caso de veículos zero quilômetro de qualquer tipo e automóveis, caminhões, caminhonetes e camionetas usados, o DPVAT deverá ser recolhido de forma integral junto com o vencimento da primeira parcela do imposto ou junto com a cota única.

Licenciamento antecipado

Para antecipar o licenciamento anual, deverão ser quitados integralmente todos os débitos que recaiam sobre o veículo, compreendendo o IPVA, a taxa de licenciamento, o prêmio do Seguro DPVAT e, se for o caso, multas de trânsito. O valor para o envio do documento pelo correio é de R$ 11,00.

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book com dicas para cuidar melhor de seu veículo.