IPVA MT 2025: consulta, preço da alíquota e calendário
Veja todos os detalhes disponíveis sobre o IPVA MT 2025 e saiba o que esperar da cobrança do imposto obrigatório!
A preocupação quanto ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é um fato anual, e para os moradores do Mato Grosso que desejam se preparar para o próximo pagamento, o Garagem360 traz as principais informações sobre o IPVA MT 2025.
Confira todos os detalhes disponíveis!
IPVA MT 2025
Antes de mais nada, ainda não existem informações oficiais sobre o IPVA MT 2025, entretanto, os contribuintes interessados já podem se antecipar utilizando as informações do imposto de 2024 como base.
Neste sentido, em 2024, os condutores puderam optar pelo pagamento da cota única com 10% de desconto. O prazo máximo foi no dia 29 de maio.
Por outro lado, aqueles que optaram pelo parcelamento puderam contar com até 8 parcelas iguais.
Além disso, no caso dos contribuintes participantes do Programa Nota MT, o desconto foi de 10%, tanto para pagamentos parcelados ou via cota única, com teto de R$ 700.
Dessa forma, os participantes que optaram pela cota única ainda puderam acumular os dois descontos, e o mesmo deve acontecer para 2025.
Isenção do IPVA
Antecipadamente, em 2023 e 2024, todos os veículos com mais de 18 anos de fabricação puderam usufruir da isenção do pagamento do imposto. Logo, o mesmo deve acontecer para 2025.
A isenção também costuma ser garantida para pessoas com deficiência, para transporte escolar, instituições escolares, entre outros.
Calendário
No caso do parcelamento, normalmente, os contribuintes precisam cumprir o requisito que diz respeito ao valor mínimo da parcela.
Em 2024, o prazo para pagamento das parcelas foi até o fim de cada mês, considerando o critério mensal e consecutivo.
Veja o quadro oficial de 2024:
De acordo com esses critérios, a última parcela de 2025 deverá vencer no mês de dezembro do ano que vem.
Alíquotas
As alíquotas oficiais de 2025 ainda não estão disponíveis, entretanto, elas não deverão ser muito diferentes das referentes ao ano de 2024.
- 4% – Veículos de competição;
- 3% – Automóveis e veículos utilitários com motor acima de 1.0;
- 2,5% – Motocicletas, ciclomotores, triciclos, quadriciclos e motonetas acima de 180 cc;
- 2% – Automóveis e veículos utilitários com motor até 1.0;
- 1% – Motocicletas, ciclomotores, triciclos, quadriciclos e motonetas até 180 cc;
- 1% – Ônibus, micro-ônibus, caminhões, veículos aéreos e aquáticos utilizados no transporte coletivo de passageiros e de carga.
Dessa forma, todos os valores levam em conta o preço venal estabelecido pela Tabela Fipe dos veículos.
Pagamento
Ademais, na hora do pagamento, é preciso emitir as guias diretamente no site da Secretaria de Estado de Fazenda do Mato Grosso.
Desse modo, o pagamento é feito em qualquer rede bancária credenciada, como no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradresco, Itaú, Primacredi, Santander, Bancos e Sicredi.
Assim sendo, os boletos de quitação são disponibilizados a partir do dia 1º de janeiro de cada ano, e o mesmo deve seguir para 2025.
OBS: todas os prazos e alíquotas se referem ao ano de 2024 e servem apenas como previsão para 2025. Por isso, acompanhe o Garagem360 e confira todas as informações atualizadas para o próximo ano, assim que saírem.