O Governo de Mato Grosso divulgou o calendário de vencimento do IPVA MT 2024. Assim sendo, além do desconto de 10%, os proprietários que participam do Programa Nota MT também terão desconto (acumulativo).
Confira a seguir mais detalhes sobre o imposto.
IPVA MT 2024
O IPVA MT pode ser pago em cota única, com 10% de desconto até 29 de maio de 2024. Quem quiser parcelar também pode fazê-lo em até 8 parcelas iguais.
VEJA TAMBÉM
Agora, os contribuintes que participam do Programa Nota MT, podem ter 10% de desconto (parcelado ou em cota única) com teto de R$ 700. No entanto, quem opta pela cota única pode acumular os dois descontos.
Isenção do IPVA
Os veículos com mais de 18 anos de fabricação estão IPVA do Mato Grosso em 2024.
Além disso, é possível solicitar a isenção do IPVA MT quem se enquadra em alguns casos, como pessoas com deficiência, transporte escolar, instituições escolares, entre outros.
Calendário
Antes de mais nada, aqueles que optam pelo parcelamento devem cumprir apenas o requisito do valor mínimo da parcela, equivalente a 25% do valor da UPFMT vigente no mês em que o parcelamento for efetivado.
Além disso, as parcelas são mensais e consecutivas, com prazo de pagamento no fim de cada mês, com parcelamento máximo em até 8 parcelas.
Veja o quadro:
Desse modo, é preciso ressaltar que a data de vencimento da última parcela deve ter vencimento no mês de dezembro.
Alíquotas
As alíquotas do IPVA do Mato Grosso para 2024 já estão disponíveis.
Dessa forma, os valores são baseados no preço da Tabela Fipe dos veículos. Confira a seguir a porcentagem sobre cada categoria praticada no IPVA MT 2024:
- 4% – Veículos de competição;
- 3% – Automóveis e veículos utilitários com motor acima de 1.0;
- 2,5% – Motocicletas, ciclomotores, triciclos, quadriciclos e motonetas acima de 180 cc;
- 2% – Automóveis e veículos utilitários com motor até 1.0;
- 1% – Motocicletas, ciclomotores, triciclos, quadriciclos e motonetas até 180 cc;
- 1% – Ônibus, micro-ônibus, caminhões, veículos aéreos e aquáticos utilizados no transporte coletivo de passageiros e de carga.
Ademais, as guias para pagamentos do IPVA MT podem ser emitidas no site da Secretaria de Estado de Fazenda do Mato Grosso e pagas na rede bancária credenciada – Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú, Primacredi, Santander, Bancos e Sicredi.
Por fim, o boleto para quitar as parcelas já está disponível desde o mês de janeiro.