IPVA mais barato do Brasil: comparamos os estados que mais valem a pena emplacar
Confira a alíquota para os automóveis em cada estado, e conheça os mais caros e baratos!
O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é indispensável para quem possui um dos veículos das categorias que são abrangidas pelo imposto anual.
Não pagar o IPVA pode trazer algumas consequências complicadas para o condutor, como por exemplo, a impossibilidade de fazer o licenciamento do veículo, o que o impede de circular.
De forma geral, cada Estado brasileiro possui um valor distinto para a cobrança anual. Mas qual será o mais barato deles? Descubra agora!
Saiba como funciona o IPVA e como o valor é definido
Bem, como dito, o IPVA possui caráter anual. Isso significa que o valor precisa ser pago a cada ano, através de uma alíquota que pode variar de acordo com cada Estado.
Essa variação acontece porque metade do valor é proposto pelo governo local, enquanto a outra metade vai para o município.
Dessa forma, o valor venal também é definido pelos Estados, entretanto, é comum que eles utilizem a Tabela Fipe para facilitar a definição desses valores.
O mesmo acontece com os descontos e datas de pagamento: cada Estado é responsável por definir os critérios específicos. Normalmente, quem opta pelo pagamento da cota única costuma obter descontos.
Entenda o cálculo para comparar o IPVA dos Estados
Primeiramente, é preciso dizer que esta ponderação diz respeito às alíquotas médias referentes ao último ano, ou seja, em 2023. Isso porque, até o presente momento, nem todos os Estados disponibilizaram a porcentagem oficial para 2024.
Assim sendo, pode ser que para o ano de 2024 aconteçam algumas variações, entretanto, as mudanças não costumam ser muito elevadas.
Para ter uma base de cálculo, portanto, vamos considerar o Chevrolet Novo Onix 1.0 2022 zero km. O automóvel servirá para que seja possível comparar as alíquotas dos Estados brasileiros.
Estes são os Estados brasileiros com o imposto mais caro
Ainda considerando-se o Chevrolet Novo Onix 1.0 2022 zero km como base de cálculo, os Estados brasileiros com a alíquota mais alta para o respectivo veículo foram:
- Minas Gerais – alíquota de 4%
- Rio de Janeiro – alíquota de 4%
- São Paulo – alíquota de 4%
Locais com o imposto mais barato
- Acre – alíquota de 2%
- Espírito Santo – alíquota de 2%
- Santa Catarina – alíquota de 2%
- Tocantins – alíquota de 2%
Estados com alíquotas medianas
Considerando que a alíquota máxima encontrada para o Chevrolet Novo Onix 1.0 2022 zero km foi de 4% e a mínima de 2%, alguns outros Estados apresentam porcentagens médias entre elas, normalmente, entre 2.5% e 3,5%, como por exemplo:
- Bahia – alíquota de 2,5%
- Maranhão – alíquota de 2,5%
- Paraíba – alíquota de 2,5%
- Mato Grosso – alíquota de 3,5%
- Mato Grosso do Sul – alíquota de 3,5%
- Distrito Federal – alíquota de 3,5%
Goiás apresenta a alíquota de 3,75%.
Como calcular a alíquota para cada tipo de veículo
O cálculo específico para cada tipo de veículo vai depender das alíquotas oficiais divulgadas pelos Estados brasileiros, assim como as regras de cada localidade.
Dessa forma, para ter-se uma base, vamos considerar os Estados de Minas Gerais e Piauí, que foram um dos primeiros a divulgarem as informações para 2024.
Isto é, no caso dos respectivos Estados, as alíquotas apresentadas já estão definidas, ou seja, não sofrerão alteração para 2024:
- 4% – Automóveis, veículos de uso misto e utilitários, picapes cabine estendida e dupla;
- 3% – Caminhonetes de carga e furgões;
- 2% – Automóveis, veículos de uso misto e utilitários com autorização para transporte público (ex: táxi, escolar) comprovada mediante registro no órgão de trânsito na categoria aluguel;
- 2% – Motocicletas e similares;
- 1% – Veículos de locadoras (para pessoa jurídica);
- 1% – Ônibus, micro-ônibus, caminhão, caminhão-trator.
- 1% para caminhões e similares
- 2% para quadriciclos e motocicletas acima de 160 cc
- 2,5% para automóveis particulares
- 2,5% para caminhonetes e utilitários
- 3% para carros acima de R$ 150 mil
Tabelas atualizadas do IPVA 2024 para todos os Estados
Assim como pontuado anteriormente, nem todos os Estados brasileiros já divulgaram as tabelas e calendários oficiais para 2024. Por outro lado, o Garagem360 traz sempre em primeira mão as atualizações mais recentes.
Dessa forma, para acompanhar as novidades e preparar o bolso para o imposto de 2024, basta verificar as últimas notícias do IPVA, assim como do licenciamento.
Aproveite para conferir: 7 melhores carros para viajar no fim de ano: confortáveis e econômicos