Os proprietários de veículos do Estado do Espírito já têm o calendário para pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2023 – o IPVA ES 2023. Os boletos começam a vencer no dia 8 de maio para os proprietários de veículos com placa final 1. O imposto pode ser pago em cota única com desconto de 15%.
Confira o calendário do IPVA ES 2023, as alíquotas do imposto e os descontos
Caso o proprietário prefira, ele poderá pagar o imposto de forma parcelada, em até seis vezes, entre os meses de maio e outubro, sempre respeitando o prazo de vencimento de cada parcela, que varia de acordo com o final da placa do automóvel.
No Estado, o IPVA 2023 poderá ser quitado de duas formas. A primeira delas é em uma única parcela, com início no mês de maio de acordo com o final da placa do carro – opção que beneficia o proprietário com o desconto de 15% sobre o valor total do tributo.
VEJA TAMBÉM
A seguir, o calendário do IPVA ES 2023:
Alíquotas e valores do imposto
A Secretaria Estadual da Fazenda do Espírito Santo (Sefaz-ES) informa que para o próximo ano não haverá alterações no valor da alíquota do imposto. O IPVA 2023 permanece sendo de 2% para automóveis de passeio e utilitários e de 1% para motocicletas.
Os valores do IPVA ES 2023 serão divulgados no início do ano. No entanto, segundo a Sefaz-ES, permanece sendo considerado o valor médio de mercado do veículo, que leva em conta o ano de fabricação, o modelo e a versão. Saiba aqui como calcular o IPVA 2023 utilizando apenas a placa do veículo.
No Espírito Santo, carros com mais de 15 anos de fabricação recebem a isenção automática do tributo. De acordo com a Sefaz-ES, a partir de 2023, cerca de 85 mil veículos passam a receber o benefício. Eles se juntarão a outros 810 mil já beneficiados nos anos anteriores.
Boletos
Os boletos vão estar disponíveis na internet, a partir de janeiro de 2023. A Sefaz-ES avisa que os documentos para pagamento não serão mais encaminhados para o endereço dos contribuintes. A emissão do Documento Único de Arrecadação (DUA) deve ser feita acessando o site da Sefaz-ES ou do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES). Porém, não é preciso imprimir para que o pagamento seja realizado.
Usuários de Internet Banking podem fazer a leitura do código de barras ou digitar. Se preferir, o contribuinte também pode digitar o código gerado em um equipamento de autoatendimento do banco de preferência.