IPVA atrasado pode tirar o direito de dirigir?
IPVA atrasado: entenda o que diz a legislação e veja quais são as principais consequências para os motoristas. Fique atento!
Quando o assunto é imposto de veículos, uma das dúvidas mais comuns é: IPVA atrasado pode tirar o direito de dirigir? Logo abaixo, o Garagem360 responde esse questionamento. Acompanhe!
IPVA atrasado pode tirar o direito de dirigir?
Não. Uma das principais consequências do IPVA atrasado é a multa diária e a possibilidade de ter o CPF ou CNPJ inscrito na dívida ativa do estado. Ou seja, o proprietário do veículo fica com o nome sujo. Para piorar, pode ter os bens penhorados para quitar a pendência financeira.
Leia também:
IPVA em atraso traz outras consequências
Além das multas, o proprietário do veículo fica impedido de fazer o licenciamento do automóvel. E, caso seja parado na blitz, aí sim pode ter um grande problema.
-
Perda de 7 pontos na carteira;
-
Multa de R$ 293,43
-
Apreensão do carro, dependendo da situação.
Como pagar IPVA atrasado?
Uma das possibilidades é por meio do programa Acordo Paulista, que, inclusive, faz um mutirão em São Paulo para regularizar a situação dos motoristas.
O Garagem360 reforça que a regularização do documento deve ser feita somente por meio dos canais oficiais. Em outros sites, o proprietário do veículo precisa redobrar a atenção, uma vez que eles podem ser usados como iscas por criminosos.
Quem paga IPVA tem que pagar licenciamento?
Sim. O IPVA arrecada recursos para o estado, enquanto o licenciamento é um processo administrativo. De maneira resumida, ele valida a regularidade do automóvel conforme as normas de trânsito.
Uma vez que você já sabe que o IPVA atrasado não pode tirar o direito de dirigir e como regularizar a sua situação, o Garagem360 quer saber: restou alguma dúvida? Comente!
Leia também: Quer comprar um BYD Dolphin Mini? Saiba se você terá que pagar IPVA