IPVA 2026: veja a lista de estados onde carros elétricos não pagam imposto
Planejando o IPVA 2026? Saiba que donos de carros elétricos e híbridos podem ter isenção total ou descontos. Confira as regras!
O IPVA 2026 já começa a preocupar muitos motoristas, mas existe uma boa notícia para um grupo específico de proprietários. Dependendo do estado, donos de carros elétricos e híbridos podem ficar totalmente livres do imposto anual. Acompanhe o Garagem360 e veja se você tem direito ao benefício!
IPVA 2026: onde a isenção para carros elétricos é total?
A isenção completa do IPVA para veículos 100% elétricos é uma realidade em diversas partes do Brasil. Essa medida busca incentivar a compra de modelos menos poluentes e aliviar o bolso dos proprietários.
Atualmente, a isenção total é garantida no Distrito Federal, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Sul, conforme as regras da Secretaria da Fazenda de cada estado.
A Bahia também oferece o benefício, mas com uma condição importante. A isenção só é válida para carros elétricos cujo valor de mercado não ultrapasse os R$ 300 mil. Portanto, é fundamental verificar o preço do veículo na tabela FIPE antes de contar com o imposto zerado.
Descontos e regras especiais para híbridos e outros estados
Para os carros híbridos e em outras regiões do país, as regras do imposto variam bastante. Enquanto alguns oferecem descontos generosos, outros possuem condições bem específicas. É o caso de São Paulo, que limita o benefício a modelos que atendem a critérios técnicos rigorosos.
A melhor forma de entender o cenário é observar cada caso. Veja só:
-
Rio de Janeiro: aplica uma alíquota reduzida de 1,5% para veículos híbridos.
-
Minas Gerais: isenção válida apenas para modelos híbridos leves que são fabricados no estado, como os Fiat Pulse e Fastback.
-
São Paulo: isenção apenas para híbridos flex de até R$ 250 mil, beneficiando na prática os modelos Toyota Corolla e Corolla Cross.
-
Mato Grosso do Sul: concede um ótimo desconto de 70% no valor do imposto para elétricos e híbridos.
-
Maranhão e Ceará: possuem regras próprias, com alíquotas que podem ser progressivas ou reduzidas, variando a cada ano.
Como garantir o benefício do IPVA?
Muitos motoristas acreditam que a isenção é automática, mas isso nem sempre acontece. Alguns estados exigem que o proprietário faça uma solicitação formal para ter direito ao benefício.
No Rio Grande do Sul e na Paraíba, por exemplo, é preciso abrir um processo junto à Receita Estadual para validar a isenção do imposto.
Além disso, é preciso ter atenção a outros detalhes. O Distrito Federal, por exemplo, exige que o carro seja comprado em uma concessionária local para que o IPVA seja zerado.
Por isso, a principal dica é sempre consultar as regras específicas da Secretaria da Fazenda do seu estado para não ter surpresas desagradáveis. As regras podem mudar, por isso é fundamental ficar de olho na legislação local.
E aí, seu carro vai ter desconto no imposto do próximo ano? Conte para a gente nos comentários!
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.