IPVA 2025: saiba como calcular o imposto para carros usados
Tem um carro usado? Saiba de uma vez por todas como calcular o IPVA 2025 e tire suas principais dúvidas referentes ao assunto!
Uma das maiores dúvidas daqueles que têm um carro usado é sobre como calcular o IPVA 2025 desse tipo de veículo. Felizmente, é possível antecipar que o processo é simples e breve.
De forma mais clara, ainda que o IPVA 2025 conte com alíquotas específicas para cada estado brasileiro, há um cálculo geral que pode ser extremamente útil aos proprietários.
Que tal entender isso melhor? Acompanhe o Garagem360 e veja todos os detalhes!
Qual o valor do IPVA 2025 de carro usado?
Antes de mais nada, é válido destacar que o cálculo do IPVA 2025 é realizado da mesma forma para qualquer tipo de veículo. Isto é, as únicas coisas que se diferem são as alíquotas e valores venais.
Para melhor enteder, cada automóvel conta com um valor venal, que, de forma simples, pode ser visto como o valor usado de base para a revenda do carro. Esse valor é estabelecido pela Tabela Fipe.
Dessa forma, cada estado brasileiro aplica uma determina alíquota sobre esse valor. Essa alíquota varia de acordo com o tipo de veículo e com a legislação local.
Se informe melhor: Como dar baixa no IPVA 2025 de carro roubado?
Afinal, como calcular o IPVA 2025 de carro usado?
De forma simples e breve, para que seja possível calcular o IPVA 2025 de qualquer tipo de veículo, é preciso apenas considerar o seguinte cálculo:
- Valor do IPVA = valor venal x alíquota estadual
Para exemplificar, é possível considerar a alíquota de 4% cobrada pelo estado de MG em relação ao valor venal de um Fiat Uno 2012, que é de R$ 28.185.
Nesse caso, o cálculo seria: