IPVA 2025 para carro elétrico: veja as regras na a cidade de São Paulo
IPVA 2025 para carro elétrico: veja as regras na a cidade de São Paulo e a possibilidade de desconto de 50% até 2030 no município.
Boa notícia para os proprietários e para quem pensa em comprar um eletrificado na cidade de São Paulo. Um novo Projeto de Lei quer manter a devolução de parte do valor pago com o IPVA 2025 para carro elétrico.
Quais as regras para o IPVA para carro elétrico em São Paulo?
Atualmente, os proprietários de carros elétricos, híbridos e movidos a hidrogênio recebem 50% do valor pago de volta no pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
Os proprietários desses veículos têm direito a devolução de até 103 Ifesp (cerca de R$ 3.642,08) da porção municipal do IPVA. O restante do valor arrecadado vai para o estado e para o Fundeb, fundo para a educação básica no Brasil.
Além do desconto, os carros eletrificados estão livres das restrições do rodízio municipal de automóveis na capital paulista.
O Projeto de Lei 414/2024, de autoria do vereador Rodrigo Goulart (PSD), altera a Lei nº 15.997/2014 de autoria do deputado estadual Antonio Donato (PT).
Apesar de bem aceita, em 2021, uma mudança nesta primeira lei alterou um dos parágrafos, de modo a fixar o prazo até o fim de 2024. Com a aprovação pela Câmara Municipal, esses benefícios serão válidos até o ano de 2030.
Caso sancionada, a lei entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025.
“São Paulo, como uma das maiores metrópoles do mundo, não pode ficar para trás em relação às grandes cidades globais na eletrificação e descarbonização do transporte”, disse o vereador Rodrigo Goulart.
O Projeto de Lei, aprovado por 39 vereadores, ainda depende de uma segunda votação pelos vereadores e sanção do prefeito Ricardo Nunes — ainda sem data para acontecer.
São Paulo é referência em eletrificação
São Paulo é atualmente a cidade no país em que mais se emplaca carros elétricos. De acordo com dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), foram 19.492 unidades emplacadas de janeiro a outubro.
O volume já é 14,1% de todas as comercializações anuais da categoria no país. Esse cenário se dá pela oferta de infraestrutura de carregamento, incentivos fiscais e a crescente conscientização da população sobre a importância da mobilidade sustentável.
Além da frota de veículos leves, São Paulo segue rumo à eletrificação do transporte coletivo e de serviços da prefeitura. A Lei 16.802/2018 prevê a substituição gradual da frota de ônibus a combustão por ônibus elétricos.
O que achou da nova Lei? Acha que será sancionada? Responda nos comentários!
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.