IPVA 2025 MG: imposto pode ser adiado para fevereiro

IPVA 2025 MG: imposto pode ser adiado para fevereiro. Veja o que diz a Fecomércio MG, uma das entidades a favor da mudança.

O pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em Minas Gerais pode passar por mudanças significativas em 2025. O adiamento do IPVA MG 2025 para fevereiro será analisado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) hoje, dia 26/11.

ALMG debate adiamento do IPVA 2025 MG

A Comissão de Fiscalização Financeira Orçamentária (CFFO) da ALMG irá debater o Projeto de Lei para o parcelamento em até quatro vezes o IPVA, com a primeira parcela vencendo em fevereiro.

O desconto para quem quitar o imposto em cota única também deve permanecer, mas o pagamento deve ser feito em fevereiro, caso o projeto seja aprovado. 

Atualmente, a primeira parcela do imposto deve ser paga em janeiro. A nova proposta, defendida pela Fecomércio MG, visa aliviar o bolso dos consumidores no início do ano, período em que as despesas costumam ser maiores. 

De acordo com a Fecomércio, com o deslocamento da primeira parcela do IPVA para fevereiro, consumidores, comerciantes e o governo podem ser beneficiados. 

“Para os consumidores, as despesas do começo do ano ficam menos pesadas com o parcelamento, já o comércio consegue reverter a tradicional queda nas vendas de janeiro quando os clientes ficam sobrecarregados com as contas a pagar” ressalta a entidade. 

Governo de Minas debate adiamento do IPVA MG 2025 - Foto: Gil Leonardi Agência Minas
Governo de Minas debate adiamento do IPVA MG 2025 – Foto: Gil Leonardi Agência Minas

O Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio fez um levantamento e concluiu que há uma previsão de queda significativa da inadimplência e aumento da arrecadação caso ocorra o adiamento. 

“Será melhor para todos os mineiros que pagam IPVA este parcelamento maior”, afirma Nadim Donato, presidente da Fecomércio MG.  

Minas Gerais é um dos estados com maior alíquota do IPVA, cobrando o percentual de 4% sobre o valor venal dos veículos de passeio, veículos de uso misto e utilitários, caminhonetes cabine estendida e dupla.

Motocicletas pagam 2% do seu valor venal, e ônibus, micro-ônibus e veículos de frota pagam 1% do valor do veículo. 

Terceirização de vistoria veiculares

No mesmo dia, a Comissão de Administração Pública da ALMG analisa a terceirização das vistorias veiculares em audiência pública. 

A discussão se dá um ano após a implementação do novo sistema pela Lei 24.470/2023, que mudou parte das inspeções para Empresas Credenciadas de Vistorias (ECVs).

EVCs reclamam de atual modelo de vistorias - Foto: Freepik
EVCs reclamam de atual modelo de vistorias – Foto: Freepik

O atual modelo, sob responsabilidade da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET), foi planejado em junho, mas as empresas credenciadas relatam problemas, como redução no valor do pagamento das vistorias, atrasos na liberação e a concorrência com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). 

A nova audiência foi solicitada pelo deputado Luizinho (PT) e visa avaliar a situação e propor ajustes na terceirização.

O que achou da mudança do IPVA em Minas Gerais? É a favor ou contra? Conte nos comentários!

Leia também:

IPVA MG 2025 – consulta, preço da alíquota e calendário

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA