IPVA 2025: especialista esclarece as principais dúvidas sobre o imposto

IPVA 2025: especialista esclarece as principais dúvidas sobre o imposto. Veja as principais dúvidas e respostas sobre o tema.

Todos os veículos elegíveis devem pagar o IPVA no Brasil anualmente. A idade para a isenção pode variar por estado, sendo que alguns ainda cobram até 30 anos, com isenção apenas quando o proprietário coloca a placa preta de colecionador.

Para quem é obrigado a pagar, o imposto é necessário para a obtenção do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). É muita coisa para saber, o que pode levar a algumas dúvidas, que serão respondidas agora com ajuda do Gringo. 

O que é a que se destina o IPVA?

O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é um imposto estadual cobrado todo ano aos proprietários de veículos no país. 

A maior parte da arrecadação vai para a saúde, educação e segurança pública. Nem todo o montante vai para as estradas, parte vai para o município em que está o veículo registrado e outra parte para o governo estadual. 

Qual a diferença de IPVA e Licenciamento?

IPVA – Imposto estadual sobre o automóvel

Licenciamento – é o CRLV, o documento que permite transitar com o veículo no Brasil e países do Mercosul. 

Nem todo o veículo precisa pagar o IPVA, mas todo precisa pagar o Licenciamento. Cada estado cobra um valor, que pode ser consultado no site do Detran ou Sefaz do estado. Quem roda com o Licenciamento atrasado comete infração gravíssima, com multa de R$ 293,43.

Quem deve pagar o IPVA?

Proprietários de carros, motos, caminhões, entre outros veículos automotores. Cada estado cobra uma alíquota, que varia entre 1% e 4% sobre o valor venal do veículo. 

Você pode verificar a alíquota na nossa ferramenta abaixo. Agora, para consultar possíveis reduções e isenções só no Detran ou Sefaz do estado. 

O que acontece se não pagar o IPVA?

Sem IPVA pago sem Licenciamento, igual a carro apreendido e proprietário multado. O veículo só é liberado após a quitação de todos os débitos. 

“Além disso, o nome do motorista pode ser inscrito na Dívida Ativa do estado, podendo gerar dificuldades para obter empréstimos ou financiamentos”, ressalta o Gringo. 

Dúvidas sobre o IPVA - Foto: Nicole Santana/ Garagem360
Dúvidas sobre o IPVA – Foto: Nicole Santana/ Garagem360

O que fazer para regularizar o IPVA atrasado?  

A princípio, verifique junto ao site do Detran ou Sefaz do seu estado com o número da placa ou RENAVAM do veículo. 

No app do Gringo também é possível verificar débitos e parcelar o pagamento com cartão de crédito.

Quem tem direito à isenção do IPVA?

Existem isenções únicas e automáticas. A isenção única é concedida para categorias de trabalhadores como taxistas, PCDs (Pessoas com Deficiência), veículos diplomáticos, ambulâncias, entre outros. 

Já a isenção automática ocorre quando o veículo é automaticamente isento, como máquinas agrícolas e veículos com determinado tempo de fabricação. 

É possível parcelar o IPVA?

Sim, anualmente os governos dos estados disponibilizam a forma de parcelar os débitos com pagamentos mensais. Agora, débitos em atraso vai depender do estado ou uso de aplicativos credenciados, como o Gringo. 

Gringo App – Foto: Captura de tela

Como pagar o IPVA 2025?

Para efetuar o pagamento, o proprietário pode acessar o site do Detran do estado ou utilizar os apps. Para realizar o pagamento, é necessário ter em mãos o número do RENAVAM e o CPF do proprietário. 

Qual o calendário de pagamento do IPVA 2025?

O calendário varia conforme o estado. Geralmente, o pagamento se inicia no primeiro trimestre do ano e se estende até o último trimestre, com datas de vencimento escalonadas conforme o final da placa do veículo. 

Para saber a data, consulte o site do Detran do seu estado, a lupa do Garagem360 digitando o estado e a palavra IPVA ou no Gringo. 

Dicas para economizar no IPVA 2025

  • Pague à vista para aproveitar o desconto. Dependendo do estado, o desconto chega a 15% do valor devido. 
  • Busque saber se você se enquadra em alguma categoria de isenção do IPVA.
  • Se não puder pagar à vista, parcele o pagamento para não atrasar e evitar multas, juros ou apreensão do veículo.
  • Evte deixar acumular de um ano para o outro, pois a “bola de neve” vai só crescendo e fica mais difícil de pagar.

Eai, como está a situação do seu IPVA 2025? Responda nos comentários!

Leia também:

Motoristas ganham nova oportunidade para pagar o IPVA atrasado

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA