IPVA 2023: Desconto na Bahia ainda é válido; veja como garantir
Os proprietários de veículos que perderam o prazo para o desconto de 20% no IPVA 2023 ainda têm a chance de quitar o tributo com abatimento.
Os proprietários de veículos registrados no Estado da Bahia que perderam o desconto de 20% no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores referente a este ano (IPVA 2023), que era válido até 10 de fevereiro, ainda têm a chance de quitar o tributo à vista com um bom abatimento.
Veja como garantir o desconto de 10% no IPVA 2023 na Bahia
Trata-se de um desconto de 10%. Para isso, é necessário ficar atento ao calendário do tributo, que tem vencimentos programados para datas a partir desta semana, de acordo com o dígito final da placa do carro.
Em 2023, pelo segundo ano consecutivo, o governo baiano concedeu desconto de 20% para pagamento antecipado do IPVA –esse prazo será venceu em10 de fevereiro. O desconto menor, de 10%, é válido para os donos de veículo que quitarem integralmente o imposto até o vencimento da 1ª cota do parcelamento, cujo calendário é o seguinte:
- Placa final 1 – 30 de março
- Placa final 2 – 31 de março
- Placa final 3 – 27 de abril
- Placa final 4 – 28 de abril
- Placa final 5 – 30 de maio
- Placa final 6 – 31 de maio
- Placa final 7 – 29 de junho
- Placa final 8 – 30 de junho
- Placa final 9 – 27 de julho
- Placa final 0 – 28 de julho
Quem preferir, pode optar pelo parcelamento em cinco vezes, pagando apenas a cota inicial nas datas acima.
Para parcelar, é preciso que o valor do imposto devido seja de, no mínimo, R$ 120. Os débitos referentes à taxa de licenciamento e às multas de trânsito deverão ser pagos até a data de vencimento da quinta parcela. O proprietário que perder o prazo da primeira cota deixa de ter direito ao parcelamento em cinco vezes e terá que quitar integralmente o valor devido com acréscimo de multa e de juros de mora.
É importante ressaltar que o contribuinte deve estar atento, pois o licenciamento anual do veículo engloba outros itens além do IPVA. Para o carro ficar regularizado, é necessário quitar também de licenciamento anual do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e eventuais multas. Só então é possível baixar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico (CRLV-e) na Carteira Digital de Trânsito (CDT)
O prazo para ficar em dia com a documentação do veículo termina na data do vencimento da quinta parcela do imposto – a partir do final de julho, para os veículos com placas de finais 1 e 2, seguindo até dezembro para as demais placas.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.