IPVA 2022 vence na última semana deste mês no RS

IPVA 2022
(Foto: Ari Dias / AEN)

O calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores 2022 (IPVA 2022) tem a sua última etapa neste mês de abril.

Os proprietários de veículos que ainda não realizaram o pagamento do imposto devem ficar atentos para os prazos de quitação conforme o número final da placa do veículo. Veja todos os detalhes a seguir.

parcelar dívidas do ipva, multas
(Foto: Shutterstock)

Veja datas, descontos e tudo sobre o IPVA 2022 para o Rio Grande do Sul

Este ano, o calendário foi alterado e os proprietários de veículos terão um prazo maior para realizar o pagamento. Em vez de iniciar o vencimento na primeira semana de abril, como nos últimos anos, o pagamento em parcela única ocorre na última semana do mês.

VEJA TAMBÉM

A data limite para placas com final 1 e 2 será 25 de abril. O vencimento dos números seguintes ocorre ao longo da última semana, encerrando-se no dia 29 de abril.

O calendário de pagamento antecipado com descontos totais terminou em 31 de março. Quem optou pelo parcelamento do tributo em seis vezes, desde janeiro, segue com calendário aberto até junho.

IPVA 2022
(Foto: Contábeis)

Confira as datas de pagamento de acordo com o final de placa

Finais de placa 1 e 2 – 25/4

Finais de placa 3 e 4 – 26/4

Finais de placa 5 e 6 – 27/4

Finais de placa 7 e 8 – 28/4

Finais de placa 9 e 0 – 29/4

Pagamento por Pix

Para o IPVA 2022, a Secretaria da Fazenda do RS adotou o Pix como forma de pagamento. Para isso, é necessário gerar um QR Code no site ou no aplicativo do IPVA-RS e efetuar o pagamento em mais de 760 instituições relacionadas.

ipva restituição passo a passo
(Imagem: Reprodução)

Desconto do Bom Motorista

Os descontos para bons motoristas estão mantidos. Como nos anos anteriores, variam em três faixas, conforme o período sem infrações cometidas no trânsito. Para os motoristas que não tiveram registro de infrações nos sistemas de informações do Estado entre 1º de novembro de 2018 e 31 de outubro de 2021 (três anos), a redução será de 15%.

Quem não teve multa depois de 1º de novembro de 2019 (dois anos) recebe desconto de 10% e, depois de 1º de novembro de 2020 (um ano), tem direito a um benefício de 5%.

Veja como conseguir o perdão do IPVA atrasado no MS
(Foto: Pixabay)

Desconto do Bom Cidadão

Também em três faixas, a redução no valor do IPVA pelo Bom Cidadão resulta da participação do contribuinte (pessoa física) no Programa da Nota Fiscal Gaúcha (NFG) e a solicitação de notas com CPF na hora da compra.

Os descontos são de 5% (150 notas ou mais), 3% (entre 100 e 149 notas) e 1% (entre 51 e 99 notas). Ao todo, 16% da frota tributável terá direito ao benefício.

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Paulo Silveira
Paulo SilveiraJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar