IPVA 2022: veja como driblar os gastos neste ano!

IPVA 2022
Veja as melhores formas de economizar com o IPVA 2022 (Foto: Pixabay.com)

O ano de 2022 está começando agora e muitos motoristas já estão começando a pagar os seus impostos. Um dos mais mais importantes é o IPVA 2022. Com a alta dos preços dos veículos durante o ano de 2021, muitos deles irão pagar um valor maior neste ano. Mas é possível diminuir os gastos. No caso, estamos falando de aproveitar os períodos de desconto e, até mesmo, migrar para o carsharing.

IPVA 2022
Foto: PIxabay.com

IPVA 2022: veja como driblar os gastos neste ano!

Já faz um certo tempo que o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) existe por aqui. Ele foi criado no ano de 1985 com o objetivo de substituir a Taxa Rodoviária Única (TRU). Desde então, todos os motoristas do Brasil são obrigados a pagá-lo. E para descobrir o valor que deve ser pago é bastante simples. Normalmente, a Sefaz do seu estado usa como base a alíquota estadual e o valor mercado (Tabela FIPE).

Isso no caso de veículos usados. Enquanto isso, para carros novos, é usado o valor presente na nota fiscal. E até por isso o IPVA 2022 será mais caro para os brasileiros. De acordo com uma pesquisa feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), o valor venal dos veículos tiveram um acréscimo do 22,54% (em média). Um aumento parecido foi visto nos valores cobrados por motos e caminhões.

Aproveite e veja: Tudo sobre o IPVA 2022

Foto: PIxabay.com

Com isso, vários estados tiveram que adotar algumas estratégias para mitigar este aumento. A principal é oferecer descontos para os contribuintes. Em São Paulo, por exemplo, os donos de carros usado que pagarem a cota única neste mês terão um desconto de 9%. Claro, o vencimento depende do número final da placa. Para quem pagar a cota única em fevereiro, o desconto será de 5%.

O mesmo vale para quem pagar parcelado (em cinco vezes). Enquanto isso, na Bahia, quem pagar o valor total em apenas uma vez terá um desconto de 20% (pagamento até 10/02/2022), de 10% ou sem desconto. Nos dois últimos casos, o vencimento depende do número final da placa e data. Outro bom exemplo é do estádo de Rondônia. No local, os proprietários de veículos podem ganhar um desconto de 10% ou de 5%.

Isenção IPVA 2022

IPVA 2022
Foto: Divulgação/Ford

Em alguns casos, os motoristas também podem pedir a isenção do IIPVA. Um bom exemplo é o caso de quem possui um carro um pouco mais velho. Em alguns estados, como São Paulo, Mato Grosso do Sul e Alagoas, carros com 20 anos (ou mais de 20 anos) de fabricação não pagam. Enquanto isso, em lugares como o Amazonas, Espírito Santo, Piauí, carros com 15 anos ou mais estão isentos.

Carros com mais de 10 anos de fabricação estão isentos no Amapá. Agora, em Minas Gerais, os donos de carros com placa preta também podem pedir isenção do tributo neste ano. Sem falar que em alguns estados, veículos de embaixada, veículos de transporte (táxis, ônibus de transporte escolar e outros) e motoristas portadores de deficiência física, visual, mental severa ou profunda, síndrome de Down ou autista também podem pedir isenção.

Carsharing e carro por assinatura

IPVA 2022
O Flua! é o plano de carros por assinatura da Jeep (Foto: Divulgação/Stellantis)

Existe outras duas categorias onde o motorista não precisa arcar com os valores do IPVA 2022. Um deles é o carsharing. Este serviço de mobilidade esta crescendo em várias partes do mundo. Fazendo uma explicação bastante simples, o serviço nada mais é que o aluguel de veículos por uma certa quantidade de horas. Uma das vantagens é que você não precisar se precupar tanto com os custos de manutenção, seguros, impostos (entre eles o IPVA 2022) e outros.

Diversas empresas oferecem este tipo de serviço aqui no Brasil. No entanto, é importante não confundir com os serviços de carro por assinatura. Neste caso, estamos falando de aluguel de longo prazo. Normalmente, as empresas oferecem planos por semana, por mês ou por ano. Você também pode fazer um plano diretamente com a montadora.

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar