IPVA 2022: Rio Grande do Norte nega aumento da alíquota; entenda

A Secretaria de Tributação do Rio Grande do Norte afirmou através de comunicado oficial que não aumentará o percentual da alíquota do IPVA 2022. A informação propagada no estado é falsa. Entenda o caso.

RN nega aumento de alíquota do IPVA 2022 (Foto: Pixabay)

Rio Grande do Norte mantém alíquota atual para o IPVA 2022

O IPVA, o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, ficará mais caro em 2022. No entanto, o aumento é consequência das altas nos preços dos veículos em todas as regiões do país.

Porém, a informação gerou confusão do Rio Grande do Norte, onde foi preciso a Secretaria de Tributação do estado emitir nota oficial para explicar que o percentual da alíquota será mantido para o próximo ano.

VEJA TAMBÉM

Com a divulgação do aumento do imposto, muitas especulações de uma alteração do percentual da alíquota aconteceram, bem como divulgações de informações que o aumento teria algum motivo político no estado.

O Garagem360 acompanha de perto as últimas notícias sobre o IPVA 2022 em todas as regiões do país, para saber mais, acesse: Acompanhe tudo sobre o IPVA 2022 e outras taxas em todo  Brasil

Em nota, a Set do Rio Grande do Norte afirmou que: “(…) não há previsão de aumento de alíquota deste tributo para o ano de 2022. O calendário seguirá os mesmos parâmetros de anos anteriores com base de cálculo inalterada em 3%, aplicada sobre valor venal do veículo.

As especulações buscam, maliciosamente, associar a alta no valor dos carros usados, verificada em todo o país, a reajuste da alíquota de IPVA (…)”

No comunicado, a Secretaria também explica que os aumentos estão relacionados a alteração de valor que os veículos anotaram na Tabela Fipe, a mesma usada como base para o cálculo do tributo. No estado, o aumento do IPVA 2022 pode chegar a 30% no comparativo com o valor pago nesse ano.

Para não ter surpresas na hora de pagar o IPVA, confira como calcular o valor aproximado do tributo em 2022: Calcular o valor do IPVA 2022: Garagem360 ensina o passo a passo

Estado tem alíquota de 3% (Foto: Pixabay)

Rio Grande do Norte adota alíquota de 3% para veículos

Atualmente, o estado adota uma alíquota de 3% para veículos como base de cálculo do tributo. O percentual é inferior ao praticado em outros estados, como por exemplo: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, que adotam um valor de 4% do preço final do automóvel.

O estado também fica atrás de outros locais, como Goiás (3,75%), Distrito Federal (3,5%), Mato Grosso do Sul, e Paraná, que também adotam a alíquota de 3,5%.

Alagoas, Amazonas, Amapá, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Roraima, também praticam o mesmo percentual do Rio Grande do Norte.

Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado

Por que o IPVA está mais caro?

Assim como informado anteriormente, o IPVA 2022 ficará mais caro em todo país. A consequência é o fenômeno na alta anotada nos carros seminovos e usados em 2021. Como o valor do tributo é calculado com base no preço venal do veículo, se há aumento no valor do carro na tabela Fipe, haverá alteração no imposto.

Segmento de seminovos e usados teve aumento em 2021 (Foto: Pixabay)
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Fechar
Sair da versão mobile