IPVA 2022 pode ficar 30% mais caro e o motivo pode surpreender

IPVA 2022 em São paulo
IPVA 2022 poderá ser parcelado até 5 vezes.(Foto: Pixabay)

O país enfrenta uma forte inflação, o real nunca ficou tão desvalorizado desde 1994, quando foi criado. E se você acha que está ruim, em 2022 pode piorar, já que taxas e impostos podem aumentar, como é o caso do IPVA 2022, entenda.

IPVA 2022 mais caro
Foto: Pixabay

IPVA 2022 será mais caro

O IPVA 2022 ficará mais caro. Isso acontece porque o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é calculado com base no preço que o veiculo possuía na tabela Fipe no mês de setembro do ano anterior. Ou seja, o IPVA de 2022 terá como base o preço que o carro tinha em setembro desse ano.

Anteriormente, a tendência era que com o passar do tempo, o imposto ficasse mais barato, já que a cada ano o veículo vai desvalorizando. No entanto, com o aquecimento do setor de seminovos, muito por causa da crise de semicondutores que cerca o setor de carros zero quilômetros, os carros usados estão valorizados, ou seja, mais caros.

VEJA TAMBÉM

O calculo do IPVA 2022

O IPVA tem uma alíquota de 4% em estados como São Paulo e Rio de Janeiro, e pode chegar em até 6% em outras regiões. Dessa forma, para ter uma noção de quanto pagará no IPVA 2022, basta consultar o preço que o veículo tinha no mês passado na tabela Fipe e calcular 4% do valor total do modelo.

Como exemplo, um carro que tinha o preço de R$ 100 mil em setembro esse ano, terá um IPVA de R$ 4 mil em 2022.

A alíquota de 2022 irá manter a mesma porcentagem usada em 2021 justamente para tentar conter o aumento nos preços. Mas com o aumento no preço dos carros, o tributo ficará mais alto da mesma forma.

Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado

Seminovos e usados em alta

Como já mencionado, o setor de seminovos e usados está aquecido, o que eleva o preço dos veículos. Com a crise que o mercado de 0 km enfrenta o que resulta em um tempo de espera maior, muitos consumidores buscam saídas em concessionárias de seminovos.

Para método de comparação, ao comprar uma Fiat Strada, um dos modelos mais vendidos em 2021, a espera para receber o carro passa dos 90 dias.

Em agosto, foram vendidos 7,59 milhões de veículos usados. O total representa um percentual 6,6% superior ao mesmo perídio de 2019, período antes da pandemia e de melhor registro na história do segmento até então.

IPVA 2022 mais caro
Seminovos estão valorizados (Foto: Pixabay)

Projeto de lei na ALESP pretende barrar aumento de IPVA de 2022

O projeto de lei 603/21 protocolado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a ALESP, no dia 15 de setembro, de autoria do deputado Ricardo Mellão (Novo), propõe que não seja feita a atualização da base de cálculo do IPVA para o próximo ano, evitando assim mais um aumento de imposto para os contribuintes de São Paulo.

“Graças à inflação alta que tivemos este ano, grande parte dos veículos novos e usados teve alta nos seus valores, mas não a renda da população. Excepcionalmente, o que propomos é que o governo não faça esse reajuste, que pode ultrapassar 28% em 2022, que é um ano de recuperação, e para dar um fôlego para que o cidadão paulista possa se restabelecer economicamente”, afirma o deputado.

IPVA 2022 mais caro
Projeto de lei prevê o não reajuste do IPVA para 2022 (Foto: Pixabay)

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar