IPVA 2022 no DF: GDF reduz reajuste, mas aumento ainda passa 10%
O IPVA 2022 terá um reajuste menor do que o esperado. Dessa forma, no próximo ano, o tributo será calculado com base no INPC.
Como forma de amenizar os impactos do aumento do IPVA 2022, o Governo do Distrito Federal, aprovou o projeto de lei que usa como base de calculo do imposto o INPC e não a Tabela Fipe. Dessa forma, o reajuste será menor do que o previsto, no entanto, ainda passa dos 10%, confira as informações!
IPVA 2022 no DF: imposto terá reajuste de 10,42% e será calculado com base no IPNC
Na última terça-feira, 14 de dezembro, a Câmara Legislativa aprovou o projeto de lei nº 2.328/2021, do Executivo, que estabelece a pauta de valores venais dos veículos automotores registrados e licenciados no Distrito Federal para efeito de lançamento do IPVA, para o exercício de 2022. Com a aprovação, o reajuste do tributo anual será de 10,42%, ou seja, a metade do que estava previsto no projeto do Executivo, baseada na tabela Fipe. Até então, a fonte usada para o calculo IPVA.
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022 terá um reajuste de 10,42%, aumento menor do que os 22% inicialmente previstos pelo governo. A redução do aumento do imposto foi negociada pelos deputados distritais, que conseguiram que o GDF concordasse em reduzir o percentual.
Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado
O texto original do projeto previa que a base de cálculo do IPVA fosse a tabela de preços da FIPE, que registrou neste ano uma valorização estimada de 22%. Após muita reclamação, o governo cedeu e concordou em fixar o reajuste do imposto com base na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que foi de 10,42%. Este foi o mesmo percentual de reajuste utilizado no cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2022.
O deputado Chico Vigilante (PT) foi um dos primeiros a criticar o aumento proposto inicialmente e sugeriu o congelamento da tabela nos valores cobrados este ano. Já a deputada Arlete Sampaio (PT) chamou de incoerência:
“conceder desconto de 10% para pagamento à vista e, ao mesmo tempo, aprovar uma pauta com 20% de reajuste”.
O deputado Leandro Grass (Rede) disse que o projeto original gerava injustiça tributária, “pois prejudicava aqueles que tem os carros seminovos”. Para Fábio Félix (Psol), o aumento prejudica a população que “já sofre com o aumento de gasolina, do desemprego e da inflação”.
O Garagem360 tem acompanhado de perto os assuntos que envolvem o IPVA 2022 em diversos estados brasileiros, confira!
IPVA mais caro
O IPVA em 2022 ficará mais caro devido aos aumentos que impactaram o setor automotivo em 2021. Tanto os veículos 0 km, quanto os seminovos e usados tiveram reajustes de preço. Em algumas regiões do país, o percentual já chega aos 30%. Comumente, o tributo é calculado com base no preço venal do veículo apresentado na Tabela Fipe.
Sobre os aumentos dos valores dos veículos, esses são justificados pela crise que impactou o segmento de zero quilômetro que, consequentemente, superaqueceu o mercado de seminovos e usados.
Com informações: Câmera Legislativa DF
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.