IPVA 2022 no DF: GDF reduz reajuste, mas aumento ainda passa 10%

O IPVA 2022 terá um reajuste menor do que o esperado. Dessa forma, no próximo ano, o tributo será calculado com base no INPC.

Como forma de amenizar os impactos do aumento do IPVA 2022, o Governo do Distrito Federal, aprovou o projeto de lei que usa como base de calculo do imposto o INPC e não a Tabela Fipe. Dessa forma, o reajuste será menor do que o previsto, no entanto, ainda passa dos 10%, confira as informações!

IPVA 2022 terá novo reajuste no DF (Foto: Pixabay)

IPVA 2022 no DF: imposto terá reajuste de 10,42% e será calculado com base no IPNC

Na última terça-feira, 14 de dezembro, a Câmara Legislativa aprovou o projeto de lei nº 2.328/2021, do Executivo, que estabelece a pauta de valores venais dos veículos automotores registrados e licenciados no Distrito Federal para efeito de lançamento do IPVA, para o exercício de 2022. Com a aprovação, o reajuste do tributo anual será de 10,42%, ou seja, a metade do que estava previsto no projeto do Executivo, baseada na tabela Fipe. Até então, a fonte usada para o calculo IPVA.

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022 terá um reajuste de 10,42%, aumento menor do que os 22% inicialmente previstos pelo governo. A redução do aumento do imposto foi negociada pelos deputados distritais, que conseguiram que o GDF concordasse em reduzir o percentual.

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O Projeto de Lei foi aprovado na última terça-feira (Foto: Silvio Abdon / CLDF)

O texto original do projeto previa que a base de cálculo do IPVA fosse a tabela de preços da FIPE, que registrou neste ano uma valorização estimada de 22%. Após muita reclamação, o governo cedeu e concordou em fixar o reajuste do imposto com base na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que foi de 10,42%. Este foi o mesmo percentual de reajuste utilizado no cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2022.

O deputado Chico Vigilante (PT) foi um dos primeiros a criticar o aumento proposto inicialmente e sugeriu o congelamento da tabela nos valores cobrados este ano. Já a deputada Arlete Sampaio (PT) chamou de incoerência:

“conceder desconto de 10% para pagamento à vista e, ao mesmo tempo, aprovar uma pauta com 20% de reajuste”.

O deputado Leandro Grass (Rede) disse que o projeto original gerava injustiça tributária, “pois prejudicava aqueles que tem os carros seminovos”. Para Fábio Félix (Psol), o aumento prejudica a população que “já sofre com o aumento de gasolina, do desemprego e da inflação”.

O Garagem360 tem acompanhado de perto os assuntos que envolvem o IPVA 2022 em diversos estados brasileiros, confira!

IPVA mais caro

O IPVA em 2022 ficará mais caro devido aos aumentos que impactaram o setor automotivo em 2021. Tanto os veículos 0 km, quanto os seminovos e usados tiveram reajustes de preço. Em algumas regiões do país, o percentual já chega aos 30%. Comumente, o tributo é calculado com base no preço venal do veículo apresentado na Tabela Fipe.

Sobre os aumentos dos valores dos veículos, esses são justificados pela crise que impactou o segmento de zero quilômetro que, consequentemente, superaqueceu o mercado de seminovos e usados.

Imposto agora será calculado com base no INPC (Foto: Pixabay)

Com informações: Câmera Legislativa DF

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

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