IPVA 2022: motoristas de SP têm 5% de desconto pagando tributo neste mês

Em SP, os motoristas podem ganhar descontos de 5% no pagamento do IPVA 2022. Isso é válido para quem pagar a cota única ou parcelar o valor.

Conforme você, amigo leitor, vem acompanhando aqui no Garagem360, os motoristas do estado de São Paulo já podem realizar o pagamento do IPVA 2022. No estado, você pode parcelar em uma única parcela e parcelar o valor em cinco vezes. E você pode ganhar descontos de 5%. Isso é válido tanto para quem pagar a Cota Única durante este mês quanto para quem pagar o valor parcelado.

IPVA 2022

Foto: Pixabay.com

IPVA 2022: motoristas de SP têm 5% pagando tributo neste mês

Estes bônus fazem parte de um pacote de descontos da Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo. Esta é uma segunda chance para quem pretende pagar o tributo de uma só vez e com desconto. Até o mês passado, era possível ganhar um desconto de 9%. Mas é importante respeitar os prazos de vencimento. Os donos de veículos com final de placa 1 terão que pagar até o dia 10 de fevereiro.

E assim vai até o dia 23, quando vence o prazo para proprietários de veículos com final de placa 0. Mas os motoristas do estado podem optar pelo pagamento parcelado. Ao todo são cinco parcelas. O vencimento para os veículos de final de placa 1 acontece no mesmo dia do vencimento da cota única. As parcelas vencem em fevereiro, março, abril, maio e junho. O calendário de pagamento do IPVA 2022 você confere logo abaixo.

IPVA 2022

Foto: Divulgação/Detran-SP

E para fazer o pagamento do IPVA é bastante simples. Você precisa comparecer a um dos bancos credenciados. São eles: Bancoob, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Daycoval, Itaú Unibanco, Mercantil do Brasil, Rendimento, Safra e Santander. É possível realizar o pagamento no guichê, pelo internet banking e pelo aplicativo. Lembrando que você precisa estar com o número de Renavam em mãos. O pagamento também pode ser feito em lotéricas.

O pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é bastante importante. De acordo com a Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo, o não pagamento do tributo faz com que o contribuinte fique sujeito a uma multa de 0,33% por dia de atraso. Além de juros de mora com base na Taxa Selic. Depois de 60 dias, este percentual da mlta fica fixada em 20% do valor do imposto.

Outras informações sobre o Imposto

IPVA 2022

Foto: Pixabay.com

O IPVA é apenas um dos tributos importantes que os motoristas precisam pagar. O valor é definido pela Secretária da Fazenda de cada estado. Normalmente, ela usa como base o valor venal do veículo usado e a alíquota estadual. No caso de São Paulo, as alíquotas são:

  • Caminhões = 1,5%
  • Ônibus e micro-ônibus = 2,0%
  • Caminhonetes cabine-simples (com capacidade de até 3 passageiros) = 2,0%
  • Motocicletas, ciclomotores, motonetas, triciclos e quadriciclos = 2,0%
  • Demais veículos (como automóveis de passeio) = 4%

Lembrando que existem algumas regras específicas para o carro 0km. O valor usado na hora de fazer o cálculo, por exemplo, é o valor do documento fiscal (a nota fiscal) do veículo. Além disso, o desconto será menor. Ele será de 3%. Isso quando ele o valor do tributo é pago até o quinto dia da emissão do documento fiscal. Neste caso, o parcelamento não tem desconto.

IPVA 2022 por estados: Confira aqui todos os calendários!

Foto: Divulgação/Detran-SP

Por fim, é importante frisar que os proprietários de caminhões também começam a pagar o IPVA 2022 neste mês. No caso, estamos falando daqueles que escolheram pelo parcelamento. As outras quatro parcelas irão vencer em maio, julho, agosto e setembro. Um desconto de 5% está sendo oferecido. O mesmo acontece com quem pagar a cota única até abril.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

ASSISTA AGORA