IPVA 2022 mais barato: SP triplica desconto para cota única; confira

Os motoristas de São Paulo que pagarem o IPVA 2022 durante o mês de janeiro terão um grande desconto de até 9%. A quantidade de parcelas também aumentou.

A Secretária da Fazenda e do Planejamento do estado de São Paulo revelou recentemente uma série de medidas bastante importantes para os motoristas do estado. Um novo pacote de descontos estará a disposição. Os motoristas que pagarem o IPVA 2022 durante o mês de janeiro terão um grande desconto de até 9%. Além disso, a quantidade de parcelas aumentou e a tabela de preços foi divulgada.

Foto: Pixabay.com

IPVA 2022 mais barato: SP triplica desconto para cota única; confira

As mudanças visam mitigar os efeitos negativos da pandemia da Covid-19. Elas foram anunciadas pelo governador João Dória Jr (PSDB-SP).  no último dia 21 de dezembro. De acordo com o governo estadual, os proprietários de veículos que pagarem a cota única do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) neste mês de janeiro terá um desconto de 9%. Um valor três vezes maior do desconto do IPVA 2021.

O dia de vencimento dependerá do final da placa do veículo. Donos de carros com final de placa 1, por exemplo, terão até o dia 10 de janeiro para ganhar este desconto. E assim vai até o dia 21 de janeiro (placa 0). Agora, os contribuintes que pagarem durante o mês de fevereiro também serão beneficiados com descontos. No entanto, ele será de apenas 5%. Os vencimentos começam no dia 10 de fevereiro.

Os donos de veículos 0km continuarão com desconto de 3%. Neste caso, o motorista precisa realizar o pagamento até o quinto dia da emissão da nota fiscal. O estado ainda permite o pagamento parcelado do imposto. No IPVA 2022, o contribuinte poderá pagar em cinco vezes. Não apenas três, como era até o ano passado. Haverá um desconto de 5% nesta modalidade também – menos para veículos 0km.

Foto: Pixabay.com

Lembrando que os proprietários de caminhões possuem um prazo diferente. Caso o pagamento da cota única seja realizado em janeiro, o desconto será de 9%. Agora, se ele for feito em abril, o desconto será de 5%. Eles também poderão parcelar em cinco vezes (com desconto). O pagamento pode ser realizado na rede bancária credenciada usando o número do RENAVAM.

Sem falar que é possível fazê-lo em casas lotéricas e em empresas credenciadas (com o cartão de crédito). O IPVA 2022 é uma das taxas mais importantes que os motoristas devem pagar. De acordo com a Secretária da Fazenda do Planejamento de São Paulo, o dinheiro arrecadado neste imposto é dividido da seguinte forma: 50% para os municípios e 50% para o Estado. Estima-se que sejam arrecadados R$ 21,8 bilhões com o IPVA 2022. 

Tabela de preços

Foto: Pixabay.com

E todas estas formas de pagamento visam ajudar os proprietários. Isso porque o valor de mercado dos veículos subiu 22,54% em média (segundo a Tabela FIPE). Lembrando que o estado de São Paulo possui aproximadamente 26 milhões de veículos. E todos estes motoristas já podem consultar os valores. São duas opções: no site da Secretária da Fazenda e Planejamento ou nos terminais de autoatendimento, internet banking e aplicativo do banco.

IPVA 2022 por estados: Confira aqui todos os calendários!

A Sefaz usa como base o valor venal do veículo e a alíquota estadual. No caso de carros 0km, o que vale é o preço de nota fiscal. No caso do estado de São Paulo, as alíquotas são:

 

  • Carros de passeio = 4%
  • Motocicletas e similares, caminhonetes cabine simples, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado = 2%
  • Caminhões = 1,5%
  • Veículos de locadoras = passou de 4% para 1%

Lembrando que os motoristas devem pagar o IPVA. Caso contrário, o contribuinte fica sujeito multa (0,33% por dia atrasado) e juros de mora com base na taxa Selic. Sem falar que o débito entrará na Dívida Ativa. Vale ressaltar ainda que a pessoa fica impedida de fazer o licenciamento.

Veja abaixo o calendário do IPVA 2022 no estado de São Paulo

Calendário IPVA 2022 São Paulo (Foto: Reprodução / Sefaz-SP)

Calendário IPVA 2022 São Paulo (Foto: Reprodução / Sefaz-SP)

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile