IPVA 2022 em Alagoas: divulgado calendário e descontos!
O Governo de Alagoas divulgou o calendário com os prazos de pagamento do IPVA 2022. No estado, os motoristas poderão ganhar um desconto de 5%.
Os motoristas do estado de Alagoas já sabem quando começarão a pagar o IPVA 2022. O Governo do estado divulgou o calendário oficial do pagamento do imposto. No local, os donos de veículos poderão pagar de uma só vez (Cota Única) e podem ganhar desconto por isso. Eles poderão parcelar o valor total também. O primeiro vencimento será no dia 31 de janeiro.
Este é mais um estado que divulga o calendário de pagamentos. As informações foram divulgadas no Diário Oficial desta sexta-feira (17/12). O pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é bastante importante. De acordo com a Secretária da Fazenda de Alagoas, o motoristas poderão pagar o imposto de duas formas diferentes. .
IPVA 2022 em Alagoas: divulgado calendário e descontos!
O motorista poderá optar pela cota única. Ou seja, o motorista irá pagar o valor da taxa de uma só vez. Quem escolher esta modalidade terá a chance de ganhar um desconto de 5%. Mas vale ressaltar que existe um prazo específico para aproveitar o benefício. Neste caos, os condutores precisam pagar a cota única até o dia 31 de janeiro de 2022. Agora, os pagamentos registrados entre 1 de fevereio e o dia 25 de maio não terão descontos.
É importante lembrar que todos os contribuintes do programa Nota Fiscal Cidadã (NFC) também terão descontos de 5% no tributo. No caso, estes não precisam ter creditos no sistema do prograna. Será possível também que os motoristas paguem o IPVA 2022 parcelado. No caso, o valor pode ser dividio em seis vezes. Vale ressaltar que o valor mínima das parcelas não podem ser menores a R$ 100.
Os vencimentos da primeira parcela do IPVA 2022 são (por número de placa; a tabela completa você vê logo abaixo)
- 1 e 2 = 25 de fevereiro de 2022
- 3 e 4 = 31 de março de 2022
- 5 e 6 = 29 de abril de 2022
- 7 e 8 = 31 de maio de 2022
- 9 e 0 = 30 de junho de 2022
Como emitir o boleto do IPVA 2022?
O Governo de Alagoas ressalta “que as certidões de não-incidência ou de isenção do IPVA, anteriormente emitidas, produzem efeitos para o exercício de 2022 enquanto subsistirem as razões que as fundamentaram”. Os motoristas terão que baixar o boleto para realizar o pagamento no site da Secretaria da Fazenda. O processo é simples.
Ao entrar no site, você irá procurar pela página “Espaço do Contribuinte” na página inicial. Depois, você clicará em “IPVA” e depois em “Emissão de Boletos”. Na sequência é só informa o Renavam e a placa.
Alíquotas
Você sabe como são calculados o valores do IPVA? As Secretarias da Fazendo de todos os estados usam dois valores como base para montar a tabela. Estamos falando da alíquota estadua (que muda de acordo com o estado e o preço de mercado dos veículos. No caso, você vai multiplicar os dois valores. Depois, é só pegar o reultado e dividir por 100.
E justamente por isso que os preços do IPVA 2022 devem ser maiores. Conforme você vem acompanhando aqui no Garagem360, os preços dos carros (novos, seminovos e usados) subiram consideravelmente durante o ano. Em Alagoas, as alíquotas estaduais para automóveis podem variar. Para automóveis de passeío, utitliário, carga ou misto com potência de até 80 hp, a alíquota será de 2,75%.
Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado
Agora, para automóveis com potência de 81 hp até 160 hp será, a porcentagem aumenta para 3%. Para modelos acima deste valor ela será de b. Você pode conferir mais detalhes no site da Sefaz. A “Tabela discriminativa de valor médio de mercado para veículos terrestres usados – base de cálculo” está disponível para conculta no Diário Oficial do Estado.
Por fim, os contribuidores da Nota Fiscal Cidadã (NFC) podem usar seus créditos para fazer o pagamento do IPVA. Mas é preciso ser rápido, visto que o prazo para conseguir mais este benefício acaba dia 31 de dezembro. Para isso, é só acessar o site do programa.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.