IPVA 2022 de carros usados: como calcular? Aprenda com o Garagem360

Veja como é calculado o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA. E entenda porque o tributo ficará mais caro.

O IPVA 2022 ficará cerca de 30% mais caro para os carros usados no comparativo com o valor do imposto pago esse ano. O motivo são as elevadas altas que atingiu o setor de seminovos e usados. Aprenda a calcular o tributo.

Aprenda a calcular o IPVA 2022 (Foto: Pixabay)

IPVA 30% mais caro em 2022, aprenda a calcular o tributo

Em 2022, o Imposto sobre Propriedade de veículos Automotores ficará mais caro. O aumento será de cerca de 30% para os veículos usados. A alta é consequência do aumento que o segmento registrou em 2021.

Para melhor entendimento, o segmento de 0 km enfrenta algumas dificuldades esse ano. Como por exemplo, a falta de componentes automotivos necessários para a produção dos veículos. Nesse caso, a situação ainda é um reflexo causado pelos efeitos da pandemia causada pelo corona vírus.

No entanto, a questão acima não é exclusividade brasileira. O problema atinge as linhas de montagens de diversas montadoras em todas as regiões no mundo.

Por aqui, a problemática fica maior devido ao aumento do dólar. Mesmo com produção nacional. As peças e componentes dos veículos são cotados na moeda norte-americana.

Juntando os dois fatores, ficou mais caro e mais difícil comprar um veículo zero km no país. Os modelos mais procurados estão com filas e longos prazos de entrega. Justamente pela falta dos semicondutores.

E como isso afeta o segmento de carros seminovos e usados?

Como saída, quem desejava comprar ou trocar de carro no ano, para não ter que pagar altos preços – já que o segmento de zero km também encareceu,- ou demorar até 180 dias para adquirir um carro, a saída foi migrar para o segmento de usados e seminovos.

Dessa forma, o setor começou a atender o público já típico, bem como os que vieram do mercado de 0 km. Ou seja, muita procura e a mesma oferta. Com isso, houve a alta no segmento, já que passa a valer a prática de oferta e demanda, uma das bases de qualquer país capitalista.

Com o aumento do valor do carro, haverá aumento no tributo (Foto: Pixabay)

E como o IPVA 2022 ficou mais caro?

Voltando ao tributo, o IPVA é calculado com base em dois fatores: a alíquota praticada no estado, e o preço venal do veículo no ano anterior. Ou seja, para calcular o IPVA, a Secretaria da Fazenda, usa como base o preço que o veículo possuía no ano anterior conforme os dados apurados na Tabela Fipe. De forma mais específica, o valor base geralmente é o mês de setembro.

Ou seja, para calcular o IPVA de 2022, será usado o preço base que o veículo tinha na Tabela Fipe no mês de setembro de 2021. Como houve alteração no preço do veículo, consequentemente, haverá alteração no imposto também.

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Como calcular o IPVA 2022

Como já mencionado, o IPVA precisa de duas informações para ser calculado: o preço do veículo no mês de setembro do ano anterior e a alíquota praticada pelo estado.

Com as duas informações em mãos, basta multiplicar o valor do veículo, pelo percentual da alíquota e dividir o resultado por 100.

Para exemplificar, usaremos o exemplo de um carro que tem valor de R$ 70 mil e que esteja registrado no estado de São Paulo, onde a alíquota é de 4%. Nesse caso, o IPVA 2022 do veículo será de R$ 2.800.

70.000 x 4 = 280.000 / 100 = 2.800

Abaixo, você pode conferir a alíquota dos veículos de passeio todos os estados:

Acre 2%

Alagoas 2%

Amazonas 3%

Amapá 3%

Bahia 2,5%

Ceará 2,5%

Distrito Federal 3,5%

Espírito Santo 2%

Goiás 3,75%

Maranhão 2,5%

Minas Gerais 4%

Mato Grosso 3%

Mato Grosso do Sul 3,5%

Pará 2,5%

Paraíba 2,5%

Paraná 3,5%

Pernambuco 3%

Piauí 2,5%

Rio de Janeiro 4%

Rio Grande do Norte 3%

Rio Grande do Sul 3%

Rondônia 2%

Roraima 3%

Santa Catarina 2%

Sergipe 2,5%

São Paulo 4%

Tocantins 2%

Imposto ficará mais caro em 2022 (Foto: Pixabay)

 

 

 

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

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