IPVA 2022: cota única, descontos e tudo sobre o imposto no RJ

Todos os anos, motoristas brasileiros se organizam para pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Este imposto é bastante importante. No Rio de Janeiro, os moradores já estão pagando a cota única. Sem falar da primeira parcela do tributo. Por lá, alguns benefícios estão sendo oferecidos. O principal deles é o desconto de 3%. Veja mais detalhes sobre o IPVA 2022 no Rio de Janeiro.

IPVA 2022
Foto: Fábio Nuno/Pexels.com

IPVA 2022: cota única, descontos e tudo sobre o imposto no RJ

O pagamento do IPVA é obrigatório. No estado do Rio de Janeiro, quem fica responsável por ele é a Secretária de Estado da Fazenda. Para definir os valores que serão pagos, ela usa como base as alíquotas do estado e o valor venal de carros usados. Agora, no caso de carros novos, é usado o valor de nota fiscal do veículo. No caso do Rio de Janeiro, as alíquotas são:

IPVA 2022
Foto: AAyush Srivastava/Pexels.com

1,5% para automóveis com até três anos de fabricação usados em locação, carros híbridos e movidos a GNV;

1% para caminhões, tratores e táxis;

2% para motocicletas, ciclomotores, triciclos, motonetas, õnbius e automóveis a álcool;

3% para aqueles caminhões que possui capacidade para transporter até três pessoas ;

4% para automóveis de passeio e camionetas, inclusive a gasolina ou a diesel (com exceção dos utilitários).

Neste ano, os cariocas poderão usar duas formas para realizar o pagamento. Eles podem, por exemplo, pagar de uma só vez. Quem optar pela Cota Única terá um desconto de 3% no valor final. Mas você deve correr. O prazo para algumas pessoas já venceram. No caso, estamos falando de carros que termnam 0, 1, 2, 3 e 4. Nesta sexta-feira (28/01), vence o prazo para os donos de carros com placa de final 5.

IPVA 2022
Foto: Pixabay.com

É possível pagar o IPVA 2022 de forma parcelada. No entanto, as pessoas que escolherem esta forma de pagamento não serão contempladas com o descono. São três parcelas ao todo. Vale ressaltar que o prazo da 1ª parcela também já expirou para alguns motoristas que escolheram esta modalidade.

Como pagar o tributo?

Foto: Pixabay.com

E para realizar o pagamento do IPVA 2022 no Rio de Janeiro é bastante simples. Você terá que emitir a Guia para Recolhimento de Débitos (GRD), primeiramente. Ela está disponível no site da Secretária de Estado da Fazenda do Rio de Janeiro. Ao entrar no site, você deve selecionar a opção IPVA. Depois, você deve clicar na opção Guia – Recolhimento de débitos. Ela está em um quadro azul.

O contribuinte devet ter em mãos o número do RENAVAM. É importante lembrar que antes da emissão você deve escolher a opção de pagamento. O pagamento deve ser feito no mesmo dia em que o boleto foi emitido. Lembrando que ele também pode ser emtido por meio do site do Banco Bradesco.

IPVA 2022 por estados: Confira aqui todos os calendários!

Outro ponto que vale a pena ser ressaltado é que algumas pessoas estão isentas do pagamento do IPVA 2022. Taxis, mototáxis, ônibus de transporte escolar, ônibus para pessoas com direito diplomático, trens, maquinas de construção civil (industrial e no manejo de cargas também) e máquinas agrícolas são alguns que possuem isenção automática. O mesmo acontece com pessoas portadores de deficiência física, visual, intelectual ou com autismo. Sem falar de carros com até 15 anos de fabricação.

Veja abaixo a tabela de pagamentos do IPVA 2022 (Final da placa = Cota Única/1ª Parcela – 2ª Parcela – 3ª Parcela)

0 = 21 de Janeiro – 21 de Fevereiro – 23 de Março

1 = 24 de Janeiro – 23 Fevereiro – 25 de Março

2 = 25 de Janeiro – 24 de Fevereiro – 28 de Março

3 = 26 de Janeiro – 25 de Fevereiro – 29 de Março

4 = 27 de Janeiro – 3 de Março – 4 de Abril

5 = 28 de Janeiro – 4 de Março – 5 de Abril

6 = 31 de Janeiro – 7 de Março – 6 de Abril

7 = 1 de Fevereiro – 8 de Março – 7 de Abril

8 = 2 de Fevereiro – 9 de Março – 8 de Abril

9 = 3 de Fevereiro – 10 de Março – 11 de Abril

 

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar