IPVA 2022: caso eu não deseje pagar o tributo, o que acontece?

Veja o que acontece com quem não paga o IPVA 2022
(Foto: Pixabay)
publicidade

É certo que o IPVA 2022 ficou mais caro, porém, nem por isso o recomendado é não pagar o imposto, já que futuramente, a inadimplência gerará dores de cabeça ao contribuinte. Veja o que acontece com quem não pagar o IPVA 2022.

Veja o que acontece com quem não paga o IPVA 2022
Veja o que acontece com quem não paga o IPVA 2022 (Foto: Pixabay)
publicidade

Quais são as consequências por não pagar o IPVA 2022

O Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor, o IPVA 2022 ficou mais caro em 2022 devido aos impactos que a escassez do setor automotivo gerou no índice de preços dos veículos em 2021.

A alta no pagamento fez com que o tributo ficasse mais caro no comparativo com o ano anterior. Porém, mesmo com as altas registradas em todo o país o mais aconselhável é estar em dia com as obrigações, já que a falta de pagamento do imposto implicará em problemas futuros.

VEJA TAMBÉM

Falta de pagamento do IPVA 2022 gera multa de até 20%

O contribuinte que deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto.

publicidade

Permanecendo a inadimplência do IPVA, o débito será inscrito na Dívida Ativa, além da inclusão do nome do proprietário no Cadin Estadual, impedindo-o de aproveitar eventual crédito que possua por solicitar a Nota Fiscal Paulista. A partir do momento em que o débito de IPVA estiver inscrito, a Procuradoria Geral do Estado poderá vir a cobrá-lo mediante protesto.

Sem o pagamento do IPVA, carro não poderá ser licenciado

A inadimplência do IPVA impede o novo licenciamento do veículo. Após a data limite fixada pelo Detran para o licenciamento, o veículo poderá vir a ser apreendido, com multa aplicada pela autoridade de trânsito e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

publicidade
Veja o que acontece com quem não paga o IPVA 2022
Caso o carro não seja licenciado, o mesmo poderá ser apreendido (Foto: Freepik)

Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado

Calendário de pagamento do IPVA 2022

Em São Paulo, o tributo pode ser pago em conta única ainda esse mês com desconto de até 9%, para isso, o calendário obedece a data do dia de hoje ao dia 21 desse mês. Para o pagamento em fevereiro, ainda em cota única, o desconto será de 5%.

publicidade

Porém, para aqueles que desejarem quitar o imposto de forma parcelada, poderá fazer isso em até cinco vezes, entre fevereiro e junho de 2022.

Veículos novos (0km) devem recolher o imposto em até cinco dias da emissão  da nota fiscal e terão desconto de 3% para pagamento à vista ou podem optar pelo parcelamento em cinco vezes, porém sem desconto, com vencimento da primeira parcela em 30 dias da emissão do documento fiscal.

Os proprietários deverão observar o calendário de vencimento por final de placa do veículo. Para efetuar o pagamento do IPVA 2022, basta o contribuinte utilizar a rede bancária credenciada, com o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículo Automotor).

publicidade

É possível efetuar o recolhimento pela internet ou débito agendado, nos terminais de autoatendimento, nos guichês de caixa ou outros canais oferecidos pela instituição bancária. Também é possível realizar o pagamento em casas lotéricas e com cartão de crédito, nas empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda e Planejamento

Veja o que acontece com quem não paga o IPVA 2022
Calendário de pagamento do IPVA 2022 em SP (Foto: Sefaz-SP)

Com informações: Sefaz-SP

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade

 

 

 

 

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar