IPVA 2022: 10 carros que não precisam pagar o imposto; lista completa

Alguns carros são isentos de pagar o IPVA por conta de seu ano de fabricação. Veja uma lista com 10 carros que não precisam pagar o IPVA 2022

Todos os anos, os motoristas de todo o Brasil precisam pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos (IPVA). No entanto, donos de certos veículos estão isentos do pagamento. Isso tudo por causa da data de fabricação do carro. Cada estado tem a sua regra. Veja aqui uma seleção com 10 carros que não precisam pagar o IPVA 2022.

Alguns carros são isentos do pagamento do IPVA por conta do ano de fabricação (Foto: Divulgação/Toyota)

Veja aqui uma seleção 10 carros que não precisam pagar o IPVA 2022

O pagamento do IPVA é obrigatório. Mas existem algumas ocasiões onde o motorista não precisa pagar o valor. Veja abaixo as regras e alguns exemplos de carros.

  • 10 anos = Goiás, Rio Grande do Norte e Roraima
  • 15 anos = Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espirito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins
  • 18 anos = Mato Grosso
  • Carros fabricados até o dia 31 de dezembro de 2000 = Alagoas
  • 20 anos = São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Acre e Rio Grande do Sul
  • Veículos produzidos até 1985 = Santa Catarina
  • Redução Progressiva: Minas Gerais e Pernambuco

IPVA 2022 – 1) VW Golf 2011

VW Golf (Foto: Divulgação/VW)

Começamos falando de um hatch bastante famoso em todo o mundo. O VW Golf é um dos carros mais vendidos da história dos automóveis e possui diversos fãs espalhados pelo mundo. Aqui no Brasil, a quarta geração foi aquela que ficou mais tempo no mercado. Ela foi vendida entre 1998 e 2013. Sendo que passou por uma reestilização em 2007.

Em alguns estados, os donos do modelo 2011 não pagam mais o IPVA. Na época, ele estava sendo oferecido em sete opções de acabamento diferentes. Além de dois tipos de motorização. Neste último caso, era possível encontrar o carro com os motores 1.6 8V Flex (104 cv) e 2.0 8V Flex (120 cv).

2) Renault Logan 2010

Renault Logan (Foto: Divulgação/Renault)

Um outro carro com mais de 10 anos de fabricação (ou mais) que esta isento do pagamento do IPVA 2022 é o Renault Logan 2010. Este sedã foi lançado em 2007 e ainda está a venda por aqui. Mas nesta lista, iremos falar de sua primeira geração.

Dentre suas qualidades, destacam-se o bom espaço interno (entre-eixos de 2.630 mm) e porta-malas (510 litros). Na linha 2010, ele estava sendo comercializado nas versões Authentique, Expression e Privilége. Sem falar que eram oferecidas duas opções de motor: um 1.0 16V Hi-Flex (77 cv) e um 1.6 8V Hi-Torque (95 cv),

3) Hyundai Azera 2010

Hyundai Azera (Foto: Divulgação/Hyundai)

Um outro carro que se enquadra nesta regra é Hyundai Azera 2010. O enorme sedã sul-coreano ainda está sendo vendido por aqui. No entanto, o modelo vendido entre 2006 e 2011 (que você vê nas fotos acima) fez bastante sucesso entre os brasileiros. Este modelo era vendido apenas na versão GLS e possuía um bom espaço para cinco passageiros

Sem falar que era bastante sofisticado. O carro trazia debaixo do capô um motor 3.3 V6 movido a gasolina, que podia gerar uma potência máxima de 245 cv. Além de um torque de 31 kgfm. Ele estava acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades.

4) Fiat Palio Adventure 2006

Fiat Palio Adventure (Foto: Divulgação/Fiat)

Agora, em outros estados, a regra da isenção do IPVA 2022 é válida para carros fabricados até 2006. Ou seja, os donos de uma Fiat Palio Adventure 2006 não pagam o imposto, por exemplo. Este modelo era baseado na terceira fase da Palio Weekend e tinha um visual aventureiro.

Claro, sem perder as qualidades do modelo original, como o porta-malas de 460 litros. O carro saia de fábrica equipado com um motor 1.8 8V Flex. Sua potência máxima era de 114 cv. Já o torque máximo era de 18,4 kgfm.

5) Honda Civic 2005

Honda Civic (Foto: Divulgação/Honda)

Chegou a vez de falar de falar de um dos carros japoneses mais famosos do Brasil nesta lista com os 10 carros que não precisam pagar o IPVA 2022. Estamos falando do Honda Civic. Mais precisamente o modelo de 2005. A sétima geração já estava sendo produzida na cidade de Sumaré-SP. E o carro já se destacava pelo visual moderno e por ser refinado.

A linha 2005 era formada pelas versões LX (manual e automático), LXL e EX. Todas elas traziam um motor 1.7 16V movido a gasolina. No entanto, nas versões mais em conta, ele produzia 115 cv. Enquanto isso, no modelo mais caro, ele podia gerar uma potência de 130 cv.

6) Ford Focus 2006

Ford Focus (Foto: Divulgação/Ford)

Alguns hatches médios fizeram história no mercado brasileiro. Eles se destacavam por terem um visual ousado ou estarem equipados com um conjunto mecânico interessante. E o Ford Focus foi um destes carros. A primeira geração foi comercializada entre 2000 e 2008. Ela possuía um visual bastante interessante e até possuía uma versão sedã.

O carro ainda se destaca pelo bom espaço interno (entre-eixos de 2.615 mm). Na linha 2006, o carro estava sendo vendido nas versões GL, GLX e Ghia. Dependendo da versão, o carro vinha com o motor Zetec RoCam 1.6 (103 cv) ou com o Duratec 2.0 16V (147 cv ou 140 cv). A transmissão também dependia da versão (manual ou automática).
.

7) Chevrolet Meriva 2003

Chevrolet Meriva (Foto: Divulgação/Chevrolet)

O estado do Mato Grosso possui uma regra exclusiva. A isenção do IPVA 2022 é válida para modelos que possuem 18 (ou mais) anos de fabricação. Ou seja, carros fabricados até 2003. E um modelo que não paga o imposto neste local é a Chevrolet Meriva 2003. O carro, que foi lançado em 2002 (como linha 2003), chegou para ser irmã menor da Zafira.

Este era um bom carro para quem estava em busca de algo que levasse toda a família com conforto. Seu entre-eixos de 2.630 mm garantia isso. No começo, ela esta sendo vendida em duas versões. Ambas podia vir tanto com o motor 1.8 8V de 102 cv quanto com um motor 1.8 16V de 122 cv.

8) Toyota Corolla 2000

Toyota Corolla (Foto: Divulgação/Toyota)

Uma outra parte dos estados brasileiros permitem que veículos com 20 ou mais anos de fabricação não paguem o IPVA. E o Toyota Corolla 2001 é um dos modelos que atendem a estes requisitos. Neste caso, estamos falando da oitava geração do modelo. Ela foi fabricada aqui no Brasil entre os anos de 1998 e 2002.

Este carro já era bastante refinado e completo. Em 2000, o carro estava sendo vendido nas versões XLi, XEi e SE-G. Todas elas traziam sobre o capô o motor 1.8 16V movido a gasolina, que podia gerar uma potência máxima de 116 cv. Já o torque era de 15,7 kgfm.

9) Audi A3 2000

Audi A3 (Foto: Divulgação/Audi)

Outro carro que enquadra nestas regras são os donos de Audi A3 2000 em Alagoas (modelos fabricados até o dia 31 de dezembro de 2000). A primeira geração deste hatch premium sempre foi um sonho de consumo da maioria dos brasileiros. Afinal, ele tinha diversos atributos. O design jovem e refinado era um deles.

Sem falar da lista de equipamentos. Lembrando que este carro foi produzido por aqui até 2006. Este modelo podia ser encontrado nas concessionárias com três motores versões diferentes. Um deles é o motor 1.6 8V aspirado de 101 cv. O outro era um 1.8 20V também aspirado. Por fim, os modelos mais potentes vinham com um motor 1.8 16V Turbo de 180 cv.

IPVA 2022 – 10) Fiat 147 Rallye 1979

Leia mais: IPVA: Como consultar a restituição referente a carros roubados em 2021

Fiat 147 Rallye (Foto: Divulgação/Fiat)

Por fim, falaremos da regra que está valendo para o estado de Santa Catarina. Por lá, quem não precisa pagar o IPVA 2022 são aqueles veículos produzidos até o ano de 1985. Ou seja, você pode comprar um Fiat 147 Rallye 1979. Esta era versão esportiva do pequeno hatch italiano. Um dos destaques deste carro era o visual.

O conjunto mecânico também se destacava. O carro vinha equipado com um motor 1.3 8V, que podia gerar 72 cv de potência máxima. Já o torque era de 10,8 kgfm.

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile