Internet ajuda na hora de comprar carros
A internet é uma ótima opção para simplificar tarefas e necessidades do dia a dia, e, segundo um estudo realizado pelo The Boston Consulting Group (BCG), também é uma importante ferramenta para a indústria automotiva. A pesquisa constatou que cerca de 50% a 70% dos compradores (dependendo do país) usam a web para escolher a marca e o modelo do veículo que vão adquirir antes mesmo de visitarem as concessionárias. Os dados são baseados em respostas de 5.030 pessoas dos Estados Unidos, da França, da Alemanha e da China.
Entre 40% e 50% dos entrevistados que vão às revendas e ficam na dúvida usam a web para desempatar a decisão. Nos Estados Unidos, na França e na Alemanha, apenas 13% dos consumidores são influenciados por vendedores na hora de adquirir equipamentos adicionais e upgrades. Os profissionais da China se mostram mais preparados. Eles conseguem convencer 25% dos compradores.
Apesar da grande procura para checar informações, a maioria das pessoas dos quatro países ainda prefere fechar a compras em lojas físicas. Entretanto, de 10% a 20% dos clientes já adquiriram o automóvel de forma totalmente online.
O estudo também mostrou que os motoristas aprovam tipos de comunicação online no pós-venda, e 66% a 84% gostariam que as montadoras disponibilizassem os manuais dos veículos online. Na China, 90% dos entrevistados querem que as empresas divulguem vídeos sobre reparos.