Internações por acidentes de trânsito superaram 300 mil, diz Abramet

Motociclistas são maioria entre as vítimas de acidentes, diz Abramet. Aproveite e confira panorama total do levantamento da Associação !

De acordo com a pesquisa da Abramet (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego) e dados do Ministério da Saúde, as internações pelo SUS de vítimas de acidentes de trânsito registrou 308 mil casos no período de março de 2020  julho de 2021. Para a Associação, um número preocupante, já que esperava-se redução dos casos devido a pandemia da Covid-19. Saiba mais!

Hospital Zerbini. Foto: SPDM – Ilustrativa

Acidentes de trânsito no Brasil nos seis primeiros meses de 2021 já se aproxima do total de 2020

Além disso, a Abramet revela que 54% deste total de internações corresponde a motociclistas. Ainda, levando em consideração somente o primeiro semestre de 2021, a internação de motociclistas por acidente de trânsito alcançou recordes. Conforme pesquisa, foram 71.344 casos graves.

E, além do alto custo para a saúde dos indivíduos e famílias, os acidentes custam aos cofres públicos. Dessa forma, a Abramet calcula um gasto público de cerca de R$ 108 milhões em 2021 – apenas no que diz respeito ao atendimento e às internações de motociclistas por acidentes de transporte.

Em uma comparação, o SUS gastou cerca de R$ 171 milhões para tratar motociclistas traumatizados durante todo o ano de 2020.

Reprodução Abramet (SUS)

“Esses dados mostram que é urgente olharmos para o motociclista e adotar medidas educativas e de prevenção ao sinistro focadas nesse público. É mais uma confirmação para o alerta que temos feito para a gravidade desse cenário”, afirma Antonio Meira Júnior, presidente da Abramet.

“A presença desse condutor no trânsito aumentou significativamente nos últimos anos, sobretudo durante a pandemia, período em que eles alçaram relevância ainda maior para a sociedade. É um público mais exposto ao risco e mais vulnerável a sofrer lesões no caso de se envolver em um sinistro de trânsito. Por isso, precisa de políticas específicas que ajudem a preservar sua vida e proteger sua saúde. Nós, na Abramet, estamos atentos a isso”, acrescenta Meira Júnior.

O presidente da Abramet, então, ressalta a importância de observar os números também pelo aspecto social. Por exemplo, para os especialistas da Associação cada paciente hospitalizado vítima de acidente de trânsito, pelo menos 4  pessoas próximas são diretamente impactadas. Também, há custos com: acompanhante de internação, suporte familiar, auxílio financeiro, medicamentos, período de reabilitação e possível reorganização dos hábitos cotidianos para sequelas permanentes.

Fonte: Ministério da Saúde, SIH/SUS. *Até julho

 

“A Abramet defende o respeito às leis e o uso de equipamentos de segurança pelo condutor, especialmente os motociclistas”, afirma Flávio Emir Adura, diretor científico da entidade.

“Há uma evidente relação entre o uso de capacete com a classificação do traumatismo cranioencefálico. A maior parte das vítimas que fazem uso efetivo do equipamento é acometida de traumas menos graves”, esclarece o diretor.

Foto: Abramet

Aproveite e veja: Creta 2022, Ficha Técnica, Preços, Test Drive Exclusivo

Público masculino se envolve mais em acidentes com motos

Ainda, os dados da Abramet revelam que o crescimento das internações de motociclistas, em geral, têm os homens como vítimas – mesmo com o crescimento das mulheres habilitadas para guiar motos.

Mortes por acidentes de trânsito

E mais! A Abramet consultou óbitos. Assim, em 2020, apesar da pandemia, a letalidade dos acidentes de trânsito entre motociclista foi a maior da história no Brasil: 2.094 mortes.

Para além da gravidade geral, esses dados mostram a urgente necessidade de melhor entender a complexa natureza dos eventos de trânsito envolvendo esta população de usuários da via. A partir da compreensão do fenômeno, cabe propor medidas voltadas para o controle dos múltiplos fatores geradores dos sinistros”, diz José Heverardo da Costa Montal, diretor da Abramet.

Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

wpDiscuz
Sair da versão mobile