Intenção de compra de carros novos aumenta 54%, aponta plataforma

A intenção de compra de carros novos aumentou 54% no segundo trimestre de 2021 se comparado com o mesmo período do ano passado; entenda.

Segundo estudo realizado pelo marketplace de Veículos, Imóveis e Serviços (VIS) do Mercado Livre, a busca por um carros novos aumentou 54% em relação ao mesmo período do ano passado. Entenda o cenário atual veja quais os modelos mais procurados.

Hyundai HB20X (Foto: Hyundai)

“Após um período de dificuldades na indústria automotiva, pudemos notar que o consumidor segue em busca do automóvel ideal. Essa procura vem ocorrendo por diferentes meios e um deles tem sido o marketplace. Com isso, é possível compreendermos o que esse potencial comprador tem em vista e suas preferências, por exemplo”, destaca o Head de Marketplace Motors do Mercado Livre, Luciano Avila.

Setor reaquece e intenção de compra de carros novos cresce 54%

 

Para entender a projeção, é preciso compreender o que é a intenção de compra. Os dados contabilizam uma intenção quando um potencial comprador inicia uma interação com o vendedor. Ou seja, quando há uma interação entre ambos, algo que vai além de uma pesquisa, mas não necessariamente vira uma venda.

Somente no segundo trimestre de 2021, os carros novos registraram um volume 54% maior, em relação ao mesmo período do ano passado. Os modelos novos que mais receberam contatos foram: Chevrolet Onix, Fiat Strada e Hyundai HB20.

Chevrolet Onix Premier (Foto: GM)

Veja também: Hyundai HB20 ganha novos itens de série em todas as versões

Intenção de compra de seminovos também aumentou

A análise dos dados divulgados também constatou que no segundo trimestre de 2021, o número de contatos para a compra de veículos seminovos também cresceu. Em relação ao mesmo momento no ano passado, a marca quase atingiu o aumento de 20%, apresentando um comportamento mais estável do que em 2020. O carro seminovo com o maior volume de contatos no período foi o Honda Civic, seguido pelo VW Gol e Toyota Corolla.

VW Gol (Foto; Divulgação)

As pesquisas também aumentaram

No geral, o segundo trimestre gerou bons resultados tanto na intenção de compra quanto nas pesquisas gerais. A procura por automóveis novos cresceu 5%, em relação ao mesmo trimestre do ano passado. Somente em abril, essa demanda registrou um acréscimo de 16%, em relação ao mesmo mês de 2020.

As categorias de 0 KM mais buscadas foram Hatch com 26% de todas as pesquisas, seguida pelo SUV (22%) e Pick-UP (21%). As marcas mais procuradas respectivamente foram a Fiat, Chevrolet e Volkswagen. Já o modelo mais procurado no trimestre foi o Fiat Strada, em segundo lugar o Chevrolet Onix e a Fiat Toro em terceiro.

No quesito de seminovos, a demanda começou a dar leves sinais de recuperação. No segundo trimestre do ano, foi registrado um crescimento de 5%, em relação ao mesmo período de 2020. O mês de maior aumento na demanda foi abril, com crescimento de 22%,comparado ao mês de abril de 2020.

Em seminovos, a categoria mais buscada no trimestre foi a hatch, com 28% dos registros. Sedã (25%) e SUV (17%) ocuparam o segundo e terceiro lugar, respectivamente. Já a marca com o maior volume de seminovos visitados no Mercado Livre foi a Chevrolet. Seguida pela Volkswagen Fiat .

Em linha com 2020, o Honda Civic foi o modelo seminovo mais visitado no segundo trimestre de 2021, seguido pelo VW Gol e Toyota Corolla.

Toyota Corolla 2020 (Foto: Divulgação)

 

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile