Inteligência Artificial pode analisar veículos e prevenir problemas futuros

Inteligência Artificial pode analisar veículos e prevenir problemas futuros. Veja a aplicação da IA nas oficinas.

A IA está se tornando uma ferramenta indispensável em diversos setores e as oficinas mecânicas não são exceção. Hoje em dia, é possível usar os recursos da Inteligência Artificial para analisar veículos, prevenir problemas futuros e antecipar possíveis falhas. 

Inteligência Artificial pode analisar veículos e prevenir problemas futuros - Foto: Freepik
Inteligência Artificial pode analisar veículos e prevenir problemas futuros – Foto: Freepik

 

Inteligência Artificial pode analisar veículos e prevenir problemas futuros

O setor automotivo no Brasil é um gigante, representando aproximadamente 4% do PIB nacional e empregando mais de 1,2 milhão de pessoas, de acordo com dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

É um setor que vem crescendo e se adaptando às novas demandas tecnológicas, de modo a atender a complexidade dos veículos modernos. 

“A aplicação de inteligência artificial em oficinas mecânicas não só moderniza o setor, como também prepara as empresas para um futuro cada vez mais digital e com mais praticidade. Além disso, ao adotar essas tecnologias, as oficinas melhoram sua eficiência interna, além de oferecerem um serviço mais ágil e personalizado aos seus clientes, fortalecendo sua posição no mercado”, ressalta Vinícius Coimbra, Diretor de Tecnologia e Dados da Mecanizou

Vinícius lista 7 aplicações da IA no setor:

Manutenção preditiva 

A IA pode analisar dados históricos e em tempo real prever falhas antes que elas venham a acontecer. Isso permite que os profissionais programem as manutenções preventivas com antecedência, evitando surpresas de degradáveis para seus clientes. 

Além disso, é possível reduzir custos com reparos emergenciais. 

Otimização do estoque

Diga adeus ao desperdício. As ferramentas tecnológicas mais recentes podem prever a demanda por peças e materiais com maior precisão, garantindo que não falte nada no estoque. Isso significa menos custos de estocagem e mais eficiência na gestão. 

Diagnóstico avançado

Erros de diagnóstico serão menos comuns com a IA, que pode, por exemplo, usar técnicas de aprendizado para analisar os sinais do carro e identificar com precisão a causa do problema. 

A ideia é ter diagnósticos mais rápidos e precisos, reduzindo o tempo de reparo e aumentando o índice de satisfação do cliente. 

Uso da IA nas oficinas - Foto: Freepik
Uso da IA nas oficinas – Foto: Freepik

Leia também:

IA domina mercado automotivo – saiba como a inteligência artifical é usada no setor. 

Agendamento inteligente 

Nada de filas ou longo tempo de espera. A Ia otimiza o agendamento de serviços da oficina, considerando a disponibilidade de mão de obra e dos equipamentos. Isso garante que cada cliente seja atendido no horário agendados, sem espera desnecessária, além de aumentar a produtividade da equipe. 

Eficiência na gestão de frotas

Ideal para as oficinas que trabalham com frotas de veículos. 

“A IA pode ajudar na programação de manutenções preventivas e na gestão de rotas mais eficientes”, ressalta Vinícius. 

Inspeção visual automatizada

Com a visão computacional, IA pode fazer inspeções visuais detalhadas em veículos, detectando danos e desgastes com precisão. Isso proporciona maior precisão e rapidez nas inspeções, garantindo que nenhum problema passe despercebido. 

Redução de erros e aumento da qualidade

Por fim, mas não menos importante está a redução de erros por meio da automatização de processos repetitivos. 

Aqueles processos realizados de maneira manual, suscetível a erros humanos, podem acabar com a IA, que ajuda garantir um serviço mais consistente e de alta qualidade.

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA