Inteligência Artificial permite que VW traga Elis Regina em emocionante campanha

Em comercial produzico com IA, a VW promove o "reencontro" entre a cantora Elis Regina e sua filha Maria Rita. Assista.

Com ajuda de inteligência artificial, a VW proporcionou um “reencontro”, entre Elis Regina, uma das maiores cantoras da história da música brasileira, e sua filha Maria Rita, herdeira de seu talento, em comercial que já está sendo veiculado nas mais diversas mídias. 

Assista e conheça curiosidades sobre o comercial da VW que traz de volta Elis Regina ao lado da filha

Como parte das celebrações de seus 70 anos de história no Brasil, a Volkswagen do Brasil apresentou sua nova campanha institucional destacando a evolução da marca e de seu portfólio de produtos.

Ao som de ‘“Como Nossos Pais”, de Belchior, Elis e Maria Rita protagonizam um dueto emocionante mediado pela da tecnologia. 

O filme traz um momento fictício, iniciando com Maria Rita ao volante do ID.Buzz, que é a versão 100% elétrica da Kombi. Na mesma estrada, a mãe, Elis Regina, segue dirigindo a Kombi clássica. Juntas, elas cantam a canção de Belchior.

Enquanto isso, alguns clássicos icônicos da marca aparecem de forma saudosa, encerrando com a mensagem “Volkswagen, sucesso que passa de geração em geração”.

A campanha de 70 anos da Volkswagen do Brasil também faz uma conexão com o anúncio realizado pela marca de que o ícone ressurgirá: a Kombi está de volta! Ela retorna em sua versão eletrificada, o ID.Buzz.

E isso dez anos após o fim da produção do modelo clássico. A Kombi elétrica chegará em breve ao Brasil em lote limitado especial com 70 unidades, em homenagem aos 70 anos da marca.

“Com a campanha, a Volkswagen destaca a evolução da marca e a renovação do seu portfólio de produtos, mostrando que ‘o novo sempre vem’. Ao unir a Kombi, um ícone do passado, com o ID.Buzz, a versão 100% elétrica do modelo, fortalece sua presença do País na estratégia global de eletrificação da marca”, destaca o vice-presidente de Vendas & Marketing da Volkswagen do Brasil, Roger Corassa. 

Para ilustrar esse momento, a emulação do reencontro combina a transmissão de uma série de memórias dos clássicos e também populares automóveis brasileiros da Volkswagen, como o Gol, o Fusca, a Brasília e o SP2.

Segundo a marca alemã, a escolha de ter as duas grandes artistas, sincronizando com a lembrança de vários sucessos de diferentes épocas da Volkswagen do Brasil foi justamente para reviver e homenagear as várias gerações marcantes do País.

Dueto foi criado por inteligência artificial

Kombi e VW ID. Buzz (Foto: Divulgação/VW)

Criado pela AlmapBBDO e produzido pela Boiler Filmes, com direção de cena de Dulcidio Caldeira, o filme contou com tecnologia de inteligência artificial treinada especificamente para reconhecimento facial de Elis Regina – diferentemente do que são feitos em projetos de IA que utilizam tecnologia pré-treinadas a partir de dados genéricos. 

Agência e produtora se uniram a uma empresa de pós-produção americana especializada e com repertório de projetos realizados para a indústria cinematográfica de Hollywood.

Durante dias, a IA recebeu extensivos treinamentos com diferentes tecnologias, combinando a atuação da dublê com os movimentos e imagens de Elis, chegando ao inédito e surpreendente resultado do rosto da cantora.

“Esse trabalho representa muito para todas as partes envolvidas. Nele, está a história da Volkswagen com os brasileiros, a história interrompida de Elis Regina e Maria Rita e, para nós da AlmapBBDO, está a nossa história de mais de 60 anos juntos com a marca no Brasil.

A campanha usa uma tecnologia sofisticada para um propósito muito humano: emocionar. Estamos promovendo um dueto inédito que só era possível na imaginação e que agora se torna absolutamente real durante os dois minutos do filme”, afirma Marco Giannelli (Pernil), diretor da AlmapBBDO.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile