Inteligência artificial e realidade virtual são apostas da VW para conquistar motoristas

Em busca de reinventar não apenas a si, mas também a forma como as pessoas se relacionam com os carros, a Volkswagen criou uma área com foco em digitalização e novos negócios. Dentro dessa nova vertente, a fabricante tem trabalhado em uma série de inovações por meio de tecnologias como inteligência artificial, realidade virtual e Internet das Coisas.

Leia mais: 
Vai viajar de moto? Confira dicas de segurança nas estradas
4 tecnologias automotivas que melhoram a dirigibilidade dos carros

VW Connect

A plataforma digital é a primeira da América do Sul dedicada a levar todas as informações do veículo para dentro do smartphone do condutor. A dinâmica funciona por meio de um DataPlug conectado à porta OBD2 do carro, enquanto as informações são transmitidas por meio da tecnologia Bluetooth.

Com a novidade, o motorista pode ter diretamente na tela do celular informações como quilometragem geral do veículo, autonomia, velocidade média e até consumo de combustível por percurso. Dados mais específicos como rotações do motor, aceleração, frenagem, temperatura e até a localização atual do carro também são contemplados.

O DataPlug do VW Connect estará disponível para venda na rede de concessionárias da marca a partir de junho. A tecnologia funciona em todos os Volkswagen fabricados a partir de 2012.

Inteligência Artificial

A Volkswagen também investiu na Inteligência Artificial IBM Watson para melhorar o relacionamento do cliente com o manual do carro. Por meio do app Saiba Mais, o usuário pode usar a ferramenta Manual Cognitivo para tirar dúvidas a respeito do veículo por meio de um assistente virtual que fala português e espanhol.

Mas um dos grandes destaques da lista de inovações da Volkswagen fica para a Concessionária Digital. Atualmente em fase piloto, a proposta desse novo formato é usar realidade virtual para que os clientes conheçam os veículos por dentro mesmo que eles não estejam fisicamente expostos nas concessionárias. Além de um óculos VR, a dinâmica completa conta também com tótens e tablets conectados à plataforma Saiba Mais que complementam a venda com os detalhes das verões, comparativos, condições de compra.

Com toda essa inovação, o plano da Volkswagen é permitir a criação de concessionárias como mais enxutas — a partir de 90 m². Além de otimizar o trabalho dos vendedores e permitir uma experiência de compra mais conveniente para os consumidores.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

Curte o universo automotivo? Confira uma galeria com os melhores carros que o Garagem360 já testou:

Escrito por

Marcella Blass

wpDiscuz
Sair da versão mobile