A empresa iniciará a participação no mercado de mobilidade elétrica através do lançamento de linha de carregadores elétricos a partir de 2023. De acordo com a companhia, o portfólio inclui modelos de carregadores que atendem aos cenários residencial, corporativo e público.
Intelbras lançará carregadores para carros elétricos
A Intelbras, empresa brasileira desenvolvedora de tecnologias, está desenvolvendo novas soluções voltadas para o segmento de mobilidade elétrica.
Seguindo a tendência de crescimento desse mercado, a companhia ampliará seu portfólio com o lançamento da linha de carregadores para veículos elétricos. A previsão é de que os produtos sejam comercializados no início de 2023.
VEJA TAMBÉM
Segundo o diretor da unidade de energia da Intelbras, Fabio Sebastiani, ao desenvolver soluções sustentáveis para entrar nesse mercado, a empresa mostra um compromisso cada vez maior com as questões ambientais.
“O mercado brasileiro de veículos elétricos é muito promissor. Nesse sentido, a Intelbras percebeu que, além de suprir uma crescente demanda da população, com a comercialização de seus carregadores veiculares ainda poderia auxiliar nas políticas de descarbonização, que visam reduzir as emissões de carbono através de energias renováveis.
Além disso, as soluções vão estimular o uso de veículos elétricos pela população nos próximos anos”, explica o diretor.
Recentemente, o mercado nacional alcançou a marca de 100 mil veículos eletrificados (elétricos e híbridos) em circulação, conforme levantamento da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
De acordo com estimativas da consultoria Boston Consulting Group (BCG), a frota brasileira deve alcançar 2 milhões de veículos elétricos em 2030.
Carregadores para utilidades diferentes
Diante desse cenário, a Intelbras identificou a oportunidade de expandir seus negócios e levar para todo o Brasil suas estações de recarga para veículos elétricos.
No portfólio da empresa, há carregadores de diferentes potências e design para necessidades e ocasiões específicas – desde os portáteis, focados no proprietário do veículo elétrico, até mesmo modelos que estarão presentes nas garagens de estacionamentos particulares, empresas de frotas veiculares e postos de recarga públicos.
Os carregadores são compatíveis com os principais modelos de veículos elétricos presentes no mercado brasileiro e têm protocolo OCPP 1.6 JSON, que permite verificar o gerenciamento das recargas realizadas, localização das estações e tarifação, por exemplo.
“A Intelbras está seguindo todas as normas técnicas para desenvolver as estações de recarga, pois busca entregar ao mercado um equipamento seguro e de alta qualidade.
Os produtos serão voltados para uso emergencial, residencial, corporativo e até mesmo para o setor público”, finaliza Sebastiani.
Brasil tem 1.300 carregadores públicos e semipúblicos
Em um recente levantamento da Elev, empresa de mobilidade elétrica que atua no país, o Brasil tem cerca de 1.300 pontos de recarga para carros elétricos disponíveis em locais públicos e semipúblicos, como shoppings e supermercados, por exemplo.
Desses, 445 estão situados na cidade de São Paulo. Os números mostram como a infraestrutura para o segmento ainda é fraca.
O desenvolvimento do setor depende de ações de iniciativa pública, bem como privada para que seja possível popularizar o uso dos veículos.