Insulfilm: afinal, o que pode e o que não pode?
Entenda de uma vez por todas quais são as regras para o uso de insufilm e tire todas as suas dúvidas!
Você sabe quais são as verdadeiras regras para o uso de insufilm no carro? Apesar disso parecer bastante simples, ainda eixstem diversas dúvidas quanto ao que é ou não permitido.
Isso porque as regras passaram por algumas alterações recentemente, e agora, existe critérios como visibilidade mínima e mais.
Que tal entender todos os detalhes? Acompanhe o Garagem360 e veja!
Quais são as regras para uso de insufilm?
De forma simples e breve, a Resolução nº 989/2022 do Contran, estabelece regras específicas para cada vidro do carro.
São elas:
I Não poderá ser inferior a 70% para os vidros dos para-brisas e das demais áreas envidraçadas indispensáveis à dirigibilidade do veículo;
II Poderá ser inferior à transmitância luminosa definida no inciso I para os vidros que não interferem nas áreas envidraçadas indispensáveis à dirigibilidade do veículo dotado de espelhos retrovisores externos em ambos os lados.
De forma mais clara:
-
Para para-brisas e janelas dianteiras: a transparência não deve ser inferior a 70%. Isso significa que a película aplicada (conhecida como G70) deve permitir a passagem de pelo menos 70% da luz visível, o que garante que o motorista tenha visibilidade adequada para dirigir com segurança.
-
Demais vidros: não há mais uma exigência específica de transparência mínima para os vidros que não influenciam diretamente na dirigibilidade do veículo, desde que o carro esteja equipado com espelhos retrovisores em ambos os lados. No entanto, é importante usar o bom senso na escolha das películas para essas áreas, a fim de não comprometer a segurança.
Fora isso é importante destacar que, além da transparência, é mandatório que as películas tenham uma marcação permanente que seja facilmente visível.
A película ainda deve incluir a marca do fabricante do vidro e o símbolo de conformidade com a legislação brasileira, conforme definido pelo Inmetro.
Se informe melhor: É o fim do sufoco? Hyundai lança película que promete deixar seu carro fresco mesmo em temperaturas elevadas
Aproveite e veja ainda mais detalhes: Nova película para vidro de carros pode impedir roubos e aumentar a segurança
Qual a multa por andar com insufilm de forma indevida?
De acordo com as leis vigentes, o descumprimento dessas normas pode resultar em multa de R$ 195,23, cinco pontos na CNH e a retenção do veículo até que a situação seja regularizada.
É importante deixar claro que isso inclui não só o uso de películas fora das especificações, mas também a aplicação de adesivos, inscrições ou qualquer material publicitário que possa obstruir a visão.
Por fim, o objetivo das regras é justamente garantir mais segurança para os motoristas, considerando a visibilidade necessária para uma condução correta.
Veja também: GM e Hyundai firmam parceria para desenvolver novos veículos de energia limpa
↓E aí, gostou? Comente abaixo e deixe a sua opinião!↓