Inspiração do Tera, primeiro VW Gol fez história com base de Polo e motor de Fusca

Inspiração do Tera, primeiro VW Gol fez história com base de Polo e motor de Fusca. Veja um pouco da história do icônico hatch.

O ano era 1980 e o Brasil conhecia um carro que marcaria sua história automotiva: o VW Gol. Lançado com a ousada missão de substituir o Fusca, o hatch não só cumpriu o seu papel, como transcendeu a barreira do tempo.

Quatro décadas e meia depois, a Volkswagen deposita suas esperanças de repetir esse feito com o inédito SUV Tera, que quer assumir o legado do Gol. 

Inspiração do Tera, primeiro VW Gol fez história com base de Polo e motor de Fusca

Para entender a ambição por trás do Tera, é preciso revisitar as origens do Gol. Nascido de uma visão estratégica de Rudolf Leiding, então presidente global da Volkswagen, o projeto surgiu em 1975, em um cenário de predominância de hatches, com o Fiat 147 e o Chevrolet Chevette. 

VW Tera foi desenvolvido na plataforma do Polo - Foto: Divulgação
VW Tera foi desenvolvido na plataforma do Polo – Foto: Divulgação

O Fusca, por sua vez, vendia bem, mas já demonstrava sinais de envelhecimento. Leiding deu o sinal verde para que o Brasil desenvolvesse um carro ‘do zero’. 

Após cinco anos de idealização, protótipos e desafios com a matriz alemã, as primeiras unidades do Gol saíram da fábrica de Taubaté (SP) em maio de 1980. Aquele simples hatch carregava a responsabilidade de suceder um mito, uma missão que hoje é depositada no Tera. 

O primeiro Gol

O primeiro Gol tem um charme inegável. Um friso cromado percorria toda a lateral da carroceria, conferindo uma identidade visual marcante. Internamente, um rádio AM/FM era um luxo incomum para os carros básicos da época, adicionando um toque de modernidade. 

A simplicidade do projeto era evidente. A carroceria compacta tinha como base a plataforma do Polo europeu, uma estratégia para otimizar custos e aproveitar os recursos da matriz. No entanto, o motor 1.300 cc do Fusca só mudou de lugar e foi parar na dianteira, entregando 47 cv de potência. 

VW Gol  – Imagem gerada por IA – Foto: Garagem360
VW Gol  – Imagem gerada por IA – Foto: Garagem360

Apesar da potência limitada, o primeiro Gol conquistou o público brasileiro brasileiro com sua funcionalidade, economia e versatilidade. Era um carro prático para o cotidiano, com dimensões compactas ideais para o trânsito urbano e um consumo um bom consumo de combustível. 

A robustez mecânica, herança do Fusca, também era um ponto positivo para as condições das estradas. O sucesso veio com o tempo, e em 1987 o já reestilizado Gol, assumiria a liderança do mercado brasileiro, mantendo a hegemonia até 2014. 

Aproveite e se inscreva no nosso canal do whatsapp e fique bem informado sobre o universo automotivo. É só clicar aqui!

Leia também: VW Tera 2026: SUV tem data de estreia revelada e preço tira o fôlego

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA