Inscrições abertas para o Programa CNH Social no Acre; saiba como participar

Quem deseja participar do CNH Social Acre tem até 6 de março para se inscrever. O programa garante o acesso à primeira CHN a pessoas de baixa renda.

Quem deseja participar do Programa Social de Formação de Condutores de Veículos Automotores (Programa CNH Social Acre) neste ano de 2022 tem até o dia 6 de março para se inscrever. O Governo do Acre publicou nesta semana, no Diário Oficial do Estado, um edital com as orientações para os interessados.

Veja como se inscrever no programa de CNH Social em Goiás

s (Foto: Senatran)

Saiba como participar da CNH Social

O programa foi criado pelo Governo do Estado com a finalidade de possibilitar acesso gratuito à primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para os acreanos de baixo poder aquisitivo. De acordo com o edital, são mais de duas mil vagas em três modalidades: CNH estudantil, urbana e rural.

O CNH Social Acre permite três possibilidades: habilitação gratuita nas categorias A ou B,  adição de categorias A ou B, ou então mudança da categoria B para a D. 

As inscrições devem ser feitas por meio do site do Detran-AC. Os interessados precisam estar ativos no Cadastro Único (CadÚnico) há pelo menos seis meses, ter idade igual ou superior a 18 anos e saber ler e escrever.

Os contemplados receberão isenção de taxas, como as de inclusão no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach), Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV), agendamento de prova teórica e de exame prático, exame médico e exame psicológico. A pessoa com deficiência (PCD) classificada dentro do número de vagas também será isenta de pagar pelo exame toxicológico e pela junta médica, exigências para a categoria profissional.

Veja os estados que exigem o comprovante de vacina para o exame da CNH

(Foto: LABET)

Curso teórico de legislação de trânsito, aulas práticas de direção e até três retestes gratuitos

Por meio de parcerias com os Centros de Formação de Condutores (CFCs), serão oferecidos, o curso teórico de legislação de trânsito, aulas práticas de direção e até três retestes gratuitos.

Todos os municípios acreanos serão contemplados pelo CNH Social Acre. Os moradores da capital terão acesso a 40% das vagas, sendo os outros 60% destinados aos demais municípios. Do total, 5% das vagas estão reservados a PCDs.

cropped-clinica-car-cnh.jpg

Ilustrativa

Lei federal em discussão

O CNH Social Acre antecipa-se ao Projeto de Lei (PL) nº 3.904/19, que prevê a implementação da carteira de habilitação gratuita para fins profissionais em todo o território nacional, que se encontra em tramitação no Congresso Nacional. O projeto federal torna isento o pagamento do processo de obtenção da CNH, desde os exames teóricos às provas práticas.

Segundo argumentação do deputado federal Emerson Miguel Petriv (PROS-PR), autor do projeto,  a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) constitui, para as camadas mais pobres da população, uma oportunidade adicional de se exercer uma atividade econômica e de ter acesso à renda.

Porém, o Código Nacional de Trânsito em vigor implica uma série de custos com aulas, exames, prova de direção e taxas administrativas, impedindo que  parte expressiva da população brasileira tenha a sua CNH.

O PL 3.904/19 prevê que o acesso à CNH gratuita seja garantido pelo Poder Público às pessoas que são inscritas em cadastros para programas sociais do governo federal, ou cuja renda familiar seja de até três salário mínimos.

Detran RO facilita a renovação da CNH

(Foto: Divulgação)

Com informações do site FDR

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA