Iniciativa estimula pessoas com síndrome de Down a obter a CNH

Iniciativa empresarial pretende estimular que pessoas com síndrome de Down obtenham a sua CNH e sejam incluídas no trânsito das cidades.

Uma iniciativa de inclusão social pretende estimular que pessoas com síndrome de Down obtenham a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Saiba como pessoas com síndrome de Down poderão obter a CNH

O projeto, chamado de Autoescola Xtraordinária, une a empresa de mobilidade Localiza&CO e o Instituto Mano Down para trazer oportunidades a um segmento marginalizado no trânsito das cidades brasileiras.

De acordo com Daniel Linhares, diretor-executivo da Localiza&Co, a iniciativa visa contribuir para que mais pessoas com deficiência intelectual tenham a oportunidade de se tornar motoristas, conquistando autonomia e beneficiando a sociedade como um todo:

“Nosso papel como companhia de mobilidade e empresa cidadã é dar luz a esse tema e pavimentar caminhos para que elas tirem a habilitação. Criamos o Autoescola Xtraordinária para beneficiar esse público e, consequentemente, toda a sociedade”, destaca Linhares.

O projeto nasceu dentro da Localiza e foi estruturado pelo time da Maloca73 – sua agência interna de criação. Foi identificado que poucas pessoas com deficiência intelectual têm, hoje, a carteira de habilitação. Assim, foi uma ação conectada com o negócio, com caráter inclusivo.

No Brasil, segundo dados do Ministério da Infraestrutura, são mais de 78 milhões de condutores habilitados. Chega a ser surpreendente o fato de que, nesse universo, existam apenas duas pessoas com síndrome de Down que possuem CNH. Uma delas é a Laura Simões, que há dois anos se tornou a primeira brasileira com Down habilitada a dirigir.

Laura Simões é uma das duas únicas pessoas com Down a obter a CNH (Foto: Arquivo pessoal)

A Localiza irá patrocinar 30 pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais no processo de obtenção de suas CNHs, responsabilizando-se por todos os custos. Em paralelo, vai trabalhar em parceria com o Instituto Mano Down para capacitar autoescolas interessadas, de todo o País, para formar novos condutores.

De acordo com Leonardo Gontijo, fundador e diretor do Instituto Mano Down, a campanha traz representatividade para as pessoas com deficiência intelectual e possibilita que as famílias tenham perspectivas de um futuro com mais oportunidades de autonomia e inclusão para os filhos. 

“Somos uma organização social que atende a mais de 800 famílias de pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais, perpassando por todo a jornada de vida. Temos uma geração inteira de pessoas que viveram na mais completa exclusão e invisibilidade social. A campanha traz o protagonismo para elas e cria oportunidades para que se desenvolvam, conquistem autonomia e espaço na sociedade”, afirma Gontijo.

Os interessados em participar da iniciativa  poderão se inscrever no site da Autoescola Xtraordinária. Os 30 primeiros aprovados serão comunicados que terão os custos da CNH pagos pela Localiza, incluindo exames médicos e custos com legislação, aulas de direção e exame final.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile