Saiba como ler as informações contidas nos pneus

Quem já observou a lateral dos pneus, sabe que existe uma verdadeira sopa de letrinhas escrita ali. Elas representam diversas informações técnicas.

Quem já observou a lateral dos pneus, sabe que existe uma verdadeira sopa de letrinhas escrita ali. Na verdade, elas representam diversas informações técnicas dos compostos, e impactam no dia a dia do motorista. Por isso, a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) elaborou algumas dicas para interpretar estas informações e obter melhor desempenho do produto.

A figura abaixo é meramente ilustrativa e relaciona cada número a um tipo de informação contida no pneu, a partir da tabela abaixo será possível obter o significado de cada uma delas:

A – Marca do pneu.

B – Certificação INMETRO. Símbolo “I” estilizado, seguido dos números de certificação junto ao INMETRO, exigido para todos os pneus comercializados no Brasil, fabricados no Brasil ou importados (ex.: Ixxxxxx/201x).

C – Local de fabricação. Estado da Federação onde o pneu é fabricado.

D – Carga e pressão máxima permitidas para o pneu.

E – Construção do pneu (*): identifica os materiais e sua quantidade utilizados na estrutura do pneu.

F  Classificação UTQG – (*) (Uniform Tyre Quality Grading), que indica o nível de resistência ao desgaste, o nível de capacidade de tração e a resistência ao calor.

G e H – Índices de Carga e Símbolo de Velocidade, constituídos de número e letra. O número é um índice que indica a capacidade máxima da carga que o pneu pode suportar e a letra é um símbolo que indica a velocidade máxima permitida para o pneu.

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Cada letra corresponde a uma determinada velocidade máxima suportada pelo pneu |Foto: Divulgação

I – Tamanho do pneu, constituído de números e letras. O primeiro número indica a largura nominal do pneu, em milímetros; o segundo número indica a relação percentual entre a altura e a largura nominal do pneu. Não existindo essa identificação, a série é 82. A letra R indica que o pneu é de construção radial. A ausência desta identificação ou um traço indica que o pneu é de construção diagonal. O último número indica o diâmetro interno do pneu, igual ao diâmetro do aro na região de apoio dos talões do pneu, em polegadas.

J – Modelo ou nome comercial do pneu.

K – Tubeless ou Tube Type identificam, respectivamente, pneu para uso sem ou com câmara de ar.

L – Normas de segurança.

M – Série de fabricação, código internacional criado pelo DOT (Departamento de transportes dos EUA.), indica o estabelecimento de produção(*), a dimensão do pneu e o período de fabricação. Os últimos quatro dígitos indicam a semana e o ano de fabricação. Os dois primeiros a semana e os dois últimos, os dois números finais de cada ano (ex.: 1017 [décima semana do ano de 2017]).

N – TWI (Tread Wear Indicator) assinala o local onde se situam os indicadores de desgaste da banda de rodagem, colocados no fundo dos sulcos, com altura de 1,6 milímetros, limite legal no Brasil. Abaixo disso, os pneus não devem ser usados.

(*) Marcação não obrigatória para o mercado brasileiro.

Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

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