Inadimplência do IPVA aumenta 13%. O que acontece quando você não paga o imposto

Levantamento revela o aumento da inadimplência no pagamento do IPVA 2023. Entenda o risco que você corre ao não pagar o imposto em dia.

Levantamento relativo ao pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no primeiro semestre de 2023 revela um crescimento de 13% na inadimplência em comparação ao mesmo período do ano passado.

Entenda a seguir o risco que você corre ao não pagar o imposto em dia.

Em alta, inadimplência do IPVA pode ser um grande problema para o motorista

Percentual de motoristas que não pagaram o IPVA 2023 aumenta (Foto: Divulgação/Sefaz-MS)

Entre os Estados brasileiros, São Paulo lidera os pagamentos de IPVA em 2023, porém apresenta um índice de inadimplência de 32%, enquanto 68% dos contribuintes estão em dia com o imposto.

Vale ressaltar que São Paulo possui a mais numerosa frota do País, com mais de 32 milhões de veículos, o que explica o maior número de pagamentos.

Minas Gerais ocupa a segunda posição em termos de pagamentos de IPVA em 2023, sendo o único Estado em que o índice de inadimplência (64%) supera o número de pagamentos em dia (36%).

Essa particularidade torna Minas Gerais um recorte especial dentro do estudo.

O Rio de Janeiro aparece em terceiro lugar nos pagamentos de IPVA de 2023, com um índice de inadimplência de 31%, o que significa que 69% dos contribuintes estão com o pagamento em dia.

Os dados fazem parte de levantamento realizado pela fintech Zapay, especializada em facilitar a vida dos proprietários de veículos.

No que diz respeito aos meses com maior incidência de inadimplência em 2023, destacam-se março, com 47%, e abril, com 37%. 

Por outro lado, os meses de janeiro e fevereiro apresentaram a menor incidência de inadimplência em 2023, com 13% e 23%, respectivamente. 

Essa baixa pode ser atribuída ao fato de que nesses meses acontece o pagamento da cota única com desconto, o que estimula os contribuintes a quitarem o imposto de forma integral”, afirma Rafael Rodrigues, Gerente de Produtos Digitais da Zapay.

O parcelamento em até 12 vezes dos débitos veiculares pode trazer o fôlego necessário para que os motoristas consigam quitar esses débitos e transitem com tranquilidade.

A Zapay é uma das empresas do mercado que oferecem o parcelamento facilitado de débitos veiculares.

Apps oferecem possibilidade de parcelar o IPVA em atraso (Foto: Divulgação/Despachante Dok)

As consequências da inadimplência do IPVA

A primeira consequência de não pagar o imposto na data estipulada é uma pequena multa, adicionada a cada dia de atraso, até o limite de 20%, e juros mensais equivalentes à taxa Selic ou 1%, o que for maior.

Quando o motorista não faz o pagamento do IPVA atrasado e chega a data determinada para as autoridades cobrarem o licenciamento atualizado, a situação fica um pouco mais complexa.

Enquanto o proprietário não realizar o pagamento do imposto, não poderá fazer o licenciamento veículo.

Sem o documento atualizado, o automóvel pode ser apreendido pelas autoridades competentes.

Além disso, o dono pode ter o nome inscrito na dívida ativa do Estado, fato que impede a prestação de concursos públicos e dificulta financiamentos.

Se o veículo for apreendido, o proprietário deverá regularizar a situação do bem.

O que significa pagar não apenas o valor do imposto, mas também as multas e as taxas para retirar o automóvel do pátio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Aqui tem TUDO sobre o imposto de TODOS os estados do País.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile