Importância da condução defensiva e segura no trânsito

Em épocas de trânsito cada vez mais caótico, a  importância da condução defensiva e segura é um assunto sempre de relevância. Por exemplo, mesmo com a pandemia e menor circulação de veículos, somente em janeiro de 2021 houve alta de 4% nos acidentes de trânsito em relação ao mesmo mês do ano anterior, segundo o Sistema de Informações de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga-SP).

Dessa forma, para sempre reforçar a importância da da condução defensiva e segura no trânsito, os especialista da Dunlop Pneus dão dicas para aumentar o conforto e a segurança ao  volante. Tanto para motoristas como passageiros e pedestres. 

Aderência dos pneus

Um tema não muito conhecimento, mas de extrema importância para garantir a segurança. Por exemplo, de acordo com a Dunlop, quando começa a chover após um longo período seco, a água da chuva do asfalto forma uma camada extremamente escorregadia. Assim, demanda maior atenção na condução do veículo.

 E com maior aderência dos pneus, há menos riscos de  patinagem. No caso, em ladeiras, saída de semáforos, estradas ou mesmo no plano.

A frenagem também é facilitada pela boa aderência dos pneus. Já que se precisar ser acionada em espaços curtos e de forma brusca, pode resultar no travamento dos pneus e rodas. Mas, com freios do tipo antitravamento, por exemplo, a frenagem é bem mais segura. 

 

Foto: Dunlop Pneus

 

Condução defensiva e segura no trânsito

Além disso, nunca é demais relembrar algumas regras básicas da importância da condução defensiva e segura no trânsito. Confira as dicas relembradas pelos especialistas da Dunlop Pneus, em especial, para os dias chuvosos ou terrenos considerados perigosos:

 1. Reduzir a velocidade: durante chuvas, sempre reduzir e manter a velocidade.

2. Acelerar e frear com suavidade: sempre faça manobras antecipadas e planejadas. Aqui, objetivo é prever  se há, por exemplo, semáforos ou obstáculos. Assim, garantindo segurança, poupando componentes do carro, além de um menor consumo de combustível.

 3. Distância ideal do veículo à frente: mantenha distância necessária do carro da frente, de forma que você consiga enxergar os pneus do outro carro. Esta é a distância segura, além de proporcionar maior espaço para uma frenagem de emergência, sem impactos.

4. Pneus sempre calibrados: parece óbvio, mas no dia a dia muita gente esquece. Atente-se em relação a eventuais cortes, perfurações e outros danos. Então, faça a substituição, a fim de garantir a segurança da condução. Já a pressão de ar correta deve verificada e ajustada com regularidade.  

“É extremamente importante para nós, como marca que preza pela segurança de todos nas ruas e estradas, incentivar uma condução defensiva e segura. Acreditamos que esta é a melhor maneira de assegurar uma viagem confortável aos clientes. E demais pessoas tanto dentro como fora dos veículos”, diz o Diretor de Vendas e Marketing da Sumitomo Rubber do Brasil, Rodrigo Alonso.

 

Foto: Pexels.com

 

Erica Franco
Erica FrancoJornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar