Importância da condução defensiva e segura no trânsito

Importância da condução defensiva e segura no trânsito. Confira dicas fundamentais para garantir a segurança de todos no trânsito !!!

Em épocas de trânsito cada vez mais caótico, a  importância da condução defensiva e segura é um assunto sempre de relevância. Por exemplo, mesmo com a pandemia e menor circulação de veículos, somente em janeiro de 2021 houve alta de 4% nos acidentes de trânsito em relação ao mesmo mês do ano anterior, segundo o Sistema de Informações de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga-SP).

Dessa forma, para sempre reforçar a importância da da condução defensiva e segura no trânsito, os especialista da Dunlop Pneus dão dicas para aumentar o conforto e a segurança ao  volante. Tanto para motoristas como passageiros e pedestres. 

Aderência dos pneus

Um tema não muito conhecimento, mas de extrema importância para garantir a segurança. Por exemplo, de acordo com a Dunlop, quando começa a chover após um longo período seco, a água da chuva do asfalto forma uma camada extremamente escorregadia. Assim, demanda maior atenção na condução do veículo.

 E com maior aderência dos pneus, há menos riscos de  patinagem. No caso, em ladeiras, saída de semáforos, estradas ou mesmo no plano.

A frenagem também é facilitada pela boa aderência dos pneus. Já que se precisar ser acionada em espaços curtos e de forma brusca, pode resultar no travamento dos pneus e rodas. Mas, com freios do tipo antitravamento, por exemplo, a frenagem é bem mais segura. 

 

Foto: Dunlop Pneus

 

Condução defensiva e segura no trânsito

Além disso, nunca é demais relembrar algumas regras básicas da importância da condução defensiva e segura no trânsito. Confira as dicas relembradas pelos especialistas da Dunlop Pneus, em especial, para os dias chuvosos ou terrenos considerados perigosos:

 1. Reduzir a velocidade: durante chuvas, sempre reduzir e manter a velocidade.

2. Acelerar e frear com suavidade: sempre faça manobras antecipadas e planejadas. Aqui, objetivo é prever  se há, por exemplo, semáforos ou obstáculos. Assim, garantindo segurança, poupando componentes do carro, além de um menor consumo de combustível.

 3. Distância ideal do veículo à frente: mantenha distância necessária do carro da frente, de forma que você consiga enxergar os pneus do outro carro. Esta é a distância segura, além de proporcionar maior espaço para uma frenagem de emergência, sem impactos.

4. Pneus sempre calibrados: parece óbvio, mas no dia a dia muita gente esquece. Atente-se em relação a eventuais cortes, perfurações e outros danos. Então, faça a substituição, a fim de garantir a segurança da condução. Já a pressão de ar correta deve verificada e ajustada com regularidade.  

“É extremamente importante para nós, como marca que preza pela segurança de todos nas ruas e estradas, incentivar uma condução defensiva e segura. Acreditamos que esta é a melhor maneira de assegurar uma viagem confortável aos clientes. E demais pessoas tanto dentro como fora dos veículos”, diz o Diretor de Vendas e Marketing da Sumitomo Rubber do Brasil, Rodrigo Alonso.

 

Foto: Pexels.com

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Erica Franco
Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

ASSISTA AGORA