Importação de carros elétricos cresce 931% em 2024

Importação de carros elétricos cresce 931% em 2024. Veja os números do mercado de eletrificados no Brasil.

O mercado de veículos elétricos no Brasil está em plena expansão. Um levantamento recente da Fintech Extra revelou que as importações de carros elétricos cresceram 931% nos primeiros sete meses de 2024 em relação a 2023. 

Importação de carros elétricos cresce 931% em 2024

De janeiro a julho, foram cerca de US$ 1 bilhão em importações de eletrificados. A maior marca já registrada no país. Para se ter uma ideia, em 2023, esse total foi de US$ 153 milhões, valor que foi superado já em fevereiro de 2024. 

Mais do que o aumento da tributação de 10% para 18%, que passou a vigorar em julho, outros fatores contribuíram para o aumento do interesse dos brasileiros. A crescente preocupação com a qualidade do ar, assim como a busca por alternativas mais sustentáveis de transporte foram determinantes para impulsionar essa demanda. 

Segundo Leonardo  Leonardo Baltieri, co-CEO da Vixtra, os avanços tecnológicos do setor, incentivos governamentais, a economia financeira e preocupações ambientais. 

“Os carros elétricos são vistos como uma alternativa mais limpa, pois não emitem gases nocivos durante a operação, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ar em áreas urbanas, gerando um aumento significativo na demanda por esses veículos e, consequentemente, na expansão desse mercado”, afirma  Leonardo Baltieri

Dominância chinesa

O estudo evidencia ainda uma hegemonia chinesa no fornecimento de eletrificados para o Brasil. Ao todo, 88,98% dos veículos elétricos que chegaram vieram do país asiático.

Hong Kong e Alemanha ficam em segundo e terceiro lugar nas exportações com 5,06% e 3,33, respectivamente. 

“A China está intensificando a produção de veículos elétricos e os grandes fabricantes locais estão em amplo crescimento, fatores estes que contribuem para que o país seja líder global em importações do segmento”, comenta Baltieri. 

“O Brasil possui um grande mercado consumidor, e com a crescente busca por alternativas de mobilidade mais limpa, o futuro dos veículos elétricos parece promissor, tanto para o meio ambiente quanto para os consumidores.” finaliza. 

BYD Dolphin Mini é o carro elétrico mais vendido do país – Foto: Divulgação

Quantos carros elétricos são vendidos no Brasil?

Ao passo que as importações aumentam, as vendas no mercado interno também. De acordo com dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), foram vendidos 109.283 carros elétricos no Brasil de janeiro a agosto de 2024. 

Esse volume representa um aumento de 123% em relação ao mesmo período de 2023. Com esse número chegamos a 329.714 eletrificados leves em circulação de todas as tecnologias no Brasil.

Leia também:

Carros elétricos podem ficar mais baratos caso PL seja aprovado.

E você, teria um carro elétrico (ou já tem). Conte para nós o que acha desse fenômeno de importações nos comentários. 

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

wpDiscuz
Sair da versão mobile