Imagine ter um carro elétrico para o dia a dia sem perder a pitada “hot” da Alpine
A Alpine está com grandes planos para o mercado de eletrificados. A montadora francesa apresentou seu novo carro elétrico.
A Alpine apresentou o A290_β, carro elétrico que será lançado em 2024. Trata-se de um hatch esportivo que promete ser uma nova era da marca francesa. O objetivo é adentrar em novos segmentos, começando pelos compactos urbanos com uma pegada mais esportiva.
Garagem dos sonhos – os modelos de carro elétrico da Alpine
Na apresentação, foi anunciado o lançamento de três modelos que formam a série “Garagem dos Sonhos”. O primeiro, o A290_β conta com uma receita bem “hot”, característica da marca.
Segundo a companhia, o design, materiais e tecnologias do A290 representam uma nova forma de viver a esportividade elétrica e proporcionar emoções tanto ao piloto como aos passageiros.
Para isso, a Alpine está comprometida com a esportividade sustentável em um cenário em que pontos como redução da emissão de gases poluentes e a mobilidade urbana inteligente estão ganhando cada vez mais espaço.
Além do A290_β, a marca vai lançar um crossover GT e um substituto do A110 – todos 100% elétricos. Ambos serão produzidos sob a plataforma CMF-B EV da Aliança na unidade fabril de Douai, no polo ElectriCity. Já o motor elétrico será produzido na Megafactory de Cléon (também na França).
“O A290_β marca o início de uma nova era para a Alpine com o nascimento da “Garagem dos Sonhos” 100% elétrica, a partir de 2024. Este show car urbano está reinventando a esportividade no modo elétrico. Ao se basear em seu forte legado, o A290_β projeta a Alpine no futuro, para viver diariamente o espírito das competições que move a marca desde sua criação.” Laurent Rossi, CEO, Alpine.
O A290_β (A290 “beta”)
O primeiro modelo apresentado contará com os principais diferenciais da Alpine para oferecer uma experiência realmente inédita, de modo a ampliar a esportividade elétrica em um patamar superior.
O destaque fica por conta da carroceria que alia modernidade com formas volumosas, agressivas e detalhes técnicos marcantes. Tudo com foco em uma performance única no mercado.
Além da motorização e design, a marca revelou as medidas do hatch: 4,05 m de comprimento, 1,85 m de largura e 1,48 m de altura. E o modelo vem para ser dinâmico, ágil com eixos curto, mas com bitolas largas para desenvolver uma pilotagem mais veloz e ainda assim manter um bom nível de estabilidade mesmo em velocidades mais altas.
O esportivo também recebeu um cockpit central, volante de pilotagem com telemetria, bancos de competição do tipo concha, aerodinâmica que prioriza a entrada de ar para melhor resfriamento e configuração única de três lugares. É muita esportividade.
“O show car Alpine A290_β foi criado em torno da sensação de fusão entre o humano e a máquina, associando a lendária paixão da marca pelas competições à sensação única de estar em um Alpine.
O carro é atravessado por uma linha na cor magenta, que ressalta a potência, velocidade e tecnicidade, simbolizando a fusão entre o humano e a máquina. Já a linha azul exprime a conexão entre o piloto e os passageiros. Um dégradé do azul para o magenta contorna o carro, destacando a estreita relação entre estas duas sensações”, finaliza Raphael Linari, Designer-chefe, Alpine.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.