Imagine cruzar o globo em um carro elétrico? Eles conseguiram
Dentre as diversas viagens de fim de ano, já imaginou cruzar o globo em um carro elétrico? Eles fizeram isso!
Não existe época mais propícia para viajar do que no fim de ano, pelo menos é isso que muita gente costuma fazer no mundo todo. Já imaginou esse ‘’passeio’’ cruzando o globo em um carro elétrico? Eles colocaram em prática.
De polo a polo com um carro elétrico
Viajar é a paixão de muita gente, até mesmo de carro a pontos distantes, porém, esse casal de aventureiros elevou esse conceito de lazer a outro nível ao cruzar o globo em um carro elétrico.
Chris e Julie Ramsey completaram na última semana uma expedição 100% elétrica ao chegar ao Polo Sul, na Antártida.
Essa é a primeira viagem a percorrer um pólo ao outro do hemisfério com um veículo elétrico, o Nissan Ariya.
Foram mais de 30 mil quilômetros percorridos a bordo do SUV 100% elétrico, o Nissan Ariya, em dez meses desde a partida do casal do Oceano Ártico, no Polo Norte Magnético de 1823.
Segundo a marca japonesa, a excursão ocorreu, entre outros motivos, para apoiar a conscientização e promoção do interesse pela mobilidade elétrica no mundo todo.
Viagem desafiadora
Qualquer viagem minimamente distante tem seus altos e baixos, com momentos mais desafiadores seja por conta do terreno, temperatura e outras eventualidades.
Assim, quando o parâmetro é uma viagem de um pólo ao outro, isso se torna muito mais complexo como não poderia ser diferente.
Foi o que enfrentaram Chris e Julie Ramsey ao lidarem com diversos tipos de condições e terrenos nas Américas do Norte, Central e do Sul, até chegarem ao Polo Sul, o continente mais remoto do globo.
Essa foi a segunda grande viagem do casal, que já havia percorrido anteriormente o Rali da Mongólia em um Nissan LEAF em 2017, época em que surgiu a ideia da excursão de polo a polo.
Naquela ocasião, também foi a primeira vez em que um veículo elétrico percorreu 10 mil quilômetros.
Palavras dos envolvidos
Chris Ramsey viu seu feito junto com seu marido emocionada e extremamente orgulhosa:
“Eu nem acredito que chegamos ao Polo Sul. Depois de tantos anos de planejamento, nem parece verdade. Eu sempre tive total confiança nas incríveis capacidades dos veículos elétricos e sabia que o nosso Nissan Ariya superaria qualquer desafio que encontrasse pela frente’’, comentou.
Apesar da dificuldade ‘’maior do que o esperado’’, Julie relata que a experiência como um todo foi muito gratificante, além da importante participação de mulheres no projeto:
“Esta aventura tem sido incrível pelas pessoas que conhecemos, as amizades que fizemos e o apoio recebido. A expedição de Polo a Polo começou apenas com o Chris e eu, mas a equipe agora conta com milhares de pessoas incríveis e que têm uma visão de futuro’’, reiterou.
Veículo da expedição
Para a expedição, o casal de aventureiros utilizou um Nissan Ariya equipado com o sistema e-4ORCE de tração integral.
O veículo é o mesmo de produção em série, sem qualquer alteração na motorização ou bateria, apenas foi adaptado para ambientes polares e com pneus BF Goodrich de 39’’.
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.