Idosos têm isenção da Zona Azul? Descubra

Saiba o que diz a lei sobre a isenção da taxa da Zona Azul para idosos em São Paulo. Será que é possível? Confira!

Os idosos que moram em São Paulo (SP) têm à disposição 2.835 vagas rotativas.

Contudo, para estacionar nesses locais, é preciso seguir alguns critérios, como ter mais de 60 anos e autorização especial visível no para-brisa do veículo.

Embora as normas sejam claras, há uma dúvida bastante comum: idoso tem isenção da Zona Azul? Logo abaixo, o Garagem360 traz mais detalhes!

Foto: reprodução/internet

Idoso tem isenção da Zona Azul?

Não. O cartão de estacionamento dá direito apenas a parar nas vagas rotativas destinadas aos idosos. Em São Paulo, o preço da tarifa básica é de R$ 6,36.

Contudo, a expectativa é que essa realidade possa mudar nos próximos meses. Isso porque, o vereador Aurélio Nomura (PSDB) defende uma proposta de isenção da Zona Azul para idosos.

O seu projeto de Lei 275/2021 sugere que esse direito seja aprovado pelo período máximo de duas horas.

A propósito, o vereador tem o apoio da Comissão de Administração Pública e a Comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica

“É extremamente importante darmos a isenção para esta faixa etária. A gente observa depois de muito tempo a dificuldade salarial que tem quem se aposenta, uma redução e achatamento dos valores recebidos. É válido colaborarmos com essas pessoas que trabalharam a vida toda”, destaca Aurélio Nomura.”

Como funciona a Zona Azul para idosos?

O sistema da zona azul na cidade proporciona quase três mil vagas para idosos. Para ter direito a estacionar em uma delas, é preciso usar Cartão Azul Digital – CAD e seguir as normas impostas pelo sistema.

Foto: Freepik

A vaga para os idosos é sinalizada por meio de uma placa de trânsito. Nela, é possível identificar os horários permitidos para estacionar os dias que são liberados para o motorista.

Leia também:

Como fazer o cartão de Estacionamento do Idoso pela internet?

O cartão de estacionamento pode ser feito por meio do Portal SP 156. Ou seja, não é necessário sair de casa para concluir esse processo, o que traz mais praticidade para a sua rotina.

Logo abaixo, separamos um passo a passo prático e rápido para emissão da sua credencial. Assista:

Confira também: 5 melhores carros elétricos para idosos: mais fáceis e seguros de dirigir

Escrito por

Matheus Azevedo

wpDiscuz
Sair da versão mobile