Já pensou em poder renovar a CNH de graça? Aparentemente, agora, essa é uma nova possibilidade para os idosos que residem no Amazonas.
A proposta tem como objetivo garantir a isenção das taxas cobradas para a renovação para o grupo mencionado, afinal, os idosos contam com o prazo mais curto para garantir a viabilidade do documento. Entenda!
Idosos agora podem renovar a CNH de graça
Renovar a Carteira Nacional de Habilitação é uma etapa obrigatória para toda e qualquer pessoa que queira continuar a exercer o direito de conduzir veículos.
O processo de renovação pode variar de acordo com a idade do condutor, e o valor das taxas também são diversificadas, a depender da região e dos critérios locais estabelecidos pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito).
Em busca de uma forma de beneficiar os idosos locais, o governo do Amazonas, agora, garante a possibilidade de renovar a CNH de graça para os residentes de lá.
A novidade faz parte da Lei Complementar n. 256, que está em vigor desde o dia 18 de dezembro de 2023. A isenção das taxas é direcionada para todo e qualquer cidadão que tenha idade superior aos 70 anos.
Saiba como solicitar a isenção das taxas para renovar a CNH
De acordo com as informações divulgadas pelo Detran do Amazonas, a isenção não engloba os valores que são referentes aos exames de aptidão física e mental, toxicológico, nem mesmo da avaliação psicológica.
Neste sentido, para solicitar a isenção, o primeiro passo consiste em agendar o atendimento no site oficial. Caso seja necessário, também é possível comparecer diretamente na Gerência de Habilitação, entretanto, somente para grupos prioritários.
A Gerência está localizada na avenida Mário Ypiranga, número 2.884, no bairro Parque Dez. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.
É preciso ter em mãos a versão original e cópia do RG (Registro Geral) e do comprovante de residência (atualizado).
Qual a validade da CNH em 2024?
Falar sobre a necessidade de renovar a CNH acende uma dúvida importante: qual a nova validade da CNH? O questionamento é um tanto quanto comum, afinal, as regras foram atualizadas recentemente.
Sem muitas delongas, conforme dito, a validade do documento varia de acordo com a idade do condutor. Dessa forma, para 2024, as regras são:
- Para motoristas de até 40 anos – 10 anos de validade
- Para motoristas entre 50 e 69 anos – 5 anos de validade
- Para motoristas acima de 70 anos – 3 anos de validade
Por fim, a CNH provisória tem durabilidade de 1 ano.
Aproveite para conferir: Atrasei o IPVA, e agora?