Idoso tem desconto na compra de carros? Veja como conseguir

Idoso tem desconto na compra de carros? A resposta é não, ao menos que o idoso tenha alguma condição física que o contemple com o desconto para PCD. 

O “desconto” nesse caso, vem da isenção de impostos, como o IPI, ICMS e IOF. Além disso, dependendo do estado, também há isenção do IPVA. 

Idoso tem desconto na compra de carros? Foto: Freepik

 

Idoso tem desconto na compra de carros? Foto: Freepik

 

Idoso tem desconto na compra de carros? 

A princípio, o que faz os idosos terem algum desconto não é a faixa etária, mas sim algumas condições mais recorrentes na terceira idade. Entre os problemas mais comuns estão relacionados a:

  • coluna
  • joelhos
  • quadril
  • mobilidade reduzida
  • audição
  • visão (como passageiro). 

Como evidenciado, o idoso não precisa ser o motorista para obter o benefício, desde que seus responsáveis legais comprovem sua relação. 

Para obter o benefício é necessário apresentar o laudo médico, que comprove a existência de alguma dificuldade de mobilização

O passo seguinte é comparecer a uma agência da Receita Federal para solicitar a isenção dos impostos. 

Quem possui cadastro no Gov.br pode solicitar a isenção pelo SISEN, neste link

Projeto de Lei quer conceder desconto para idoso comprar carro

O Projeto de Lei (PL) 2937/2020 do Deputado Federal Alexandre Frota (PSDB-SP) propõe a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a compra do carro para idosos (ou seu transporte). 

Deputado Alexandre Frota - Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

 

Deputado Alexandre Frota – Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados  

 

De acordo com o texto, a isenção será limitada a um carro nacional por idoso e só poderá ser concedida uma vez a cada 5 anos.

Além disso, o benefício é limitado a motorização até 2 mil cilindradas (2.0), movidos a combustível de origem renovável, sistema híbrido ou elétrico.

“A indústria automotiva nacional deve ser incentivada em todos os seus aspectos, pois é um dos setores que gera emprego e renda, desempenhando uma função social de relevância no cenário econômico”, diz Frota.

Só a redução ou isenção do IPI sobre automóveis para os idosos já representa uma sensível diminuição nos custos de compra de um veículo, tornando-o mais acessível a essa faixa etária.

O Projeto de Lei já passou pela Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CIDOSO), mas ainda deve passar pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) e Comissão de Finanças e Tributação (CFT). 

No entanto, o texto não apresenta a estimativa do impacto orçamentário e financeiro, conforme determinado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

É importante ressaltar que o projeto de lei ainda em tramitação na Câmara dos Deputados não possui garantia de que seja aprovado ou ainda implementado.

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de viagens rápidas, mas sonho em viajar em um cosmic car para o espaço sideral.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar