ID.5 e ID.5 GTX: estes são os novos SUVs Cupês da VW; conheça!
Volkswagen ID.5 e ID.5 GTX: a marca anunciou a dupla de SUVs esportivos para sua linha de carros elétricos. Conheça os modelos em detalhes!
A Volkswagen anunciou uma dupla de utilitários esportivos para sua linha de carros elétricos. Trata-se do ID.5. O SUV Cupê da marca alemã finalmente foi revelado após muito mistério. Dentre as principais qualidades deste SUV Cupê, destacam-se a autonomia (que pode ser de até 520 km) e as tecnologias embarcadas.
Ah, uma versão GTX também estará disponível. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (03/11). Já seu lançamento acontecerá durante o ano de 2022.
Assim, ele chegará para fazer parte da linha ID., que já possui outros integrantes pelo mundo. Uma família que poderá ficar maior nos próximos anos. Conheça os detalhes a seguir!
Veja o que já sabemos sobre o Volkswagen ID.5 e o ID.5 GTX, os novos carros elétricos da marca
Esta é a primeira vez que o VW ID.5 aparece de forma completa. Isso porque em setembro, uma unidade camuflada foi exposta no IAA 2021 (Salão de Munique). Ele foi construído sobre a plataforma modular elétrica (MEB). A mesma utilizada para a construção de outros carros elétricos do grupo, como o ID. 3, o ID.4, o Škoda Enyaq e o Audi Q4 e-tron. A marca diz que ele mede 4,60 metros de comprimento.
Este é mais um SUV Cupê da Volkswagen. O ID.5 chega com um visual bastante imponente e com traços característicos da linha elétrica da marca, como o ID.4. Um bom exemplo disso é o design da dianteira. Sem falar que ele traz inovações interessantes. De acordo com a marca, os retrovisores externos possuem um sistema que projetam a “impressão digital” da linha ID no chão quando motorista se aproxima do carro.
No mesmo momento, os faróis dianteiros e as lanternas dianteiras também se ascendem com uma sequência de luzes especial. Aliás, o conjunto óptico também merece destaque, visto que são de LED. Na dianteira, os faróis estão unidos por uma barra de luz que corta a grade. A mesma coisa acontece na traseira. É possível adicionar o sistema de faróis dianteiros LED IQ. Light e as lanternas traseiras 3D.
Eles vem de série no modelo esportivo GTX. Olhando de lado, você percebe que o teto inclinado deixa o visual do modelo bastante interessante. Assim como as grandes rodas de liga leve (de 19 e 21 polegadas). Na traseira, o grande destaque é o spoiler funcional. Já o modelo top de linha possui alguns acessórios mais esportivos.
Interior confortável e tecnológico
O conforto interno do VW ID.5 é mais um bom atributo do modelo. Afinal, ele possui um entre-eixos de 2,77 metros. É possível comparar com o seu irmão ID.4. O mesmo acontece com o porta-malas, que tem capacidade para 549 litros. Pensando no lado tecnológico, o carro traz boas soluções para o motorista e para os ocupantes.
O carro vem equipado com duas telas digitais. Atrás do volante, por exemplo, está o painel de instrumentos digital. A segunda, mais ao centro, é a central multimídia de 12 polegadas. Ela é touchscreem e pode ser acionada por meio de comandos de voz. Você ainda pode encontrar o Head-up Display. Vale mencionar ainda o fato do proprietário poder fazer atualizações de funções e software remotamente (over-the-air).
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A condução também foi aprimorada. Além do ACC e do Lane Assist, o carro está equipado com o sistema “Car2X”. Esta tecnologia já está funcionando em algumas rodovias pelo mundo. Não podemos nos esquecer de falar do ID. Light. Esta faixa de iluminação (localizada próximo ao para-brisas). A marca conta que ele pode sinalizar se o veículo está pronto para sair, a direção que ele deve ir e até mesmo se a bateria está sendo carregada. Ele pode ser importante também quando o veículo está andando.
Motorização forte
O conjunto mecânico do VW ID.5 pode também ser considerado um de seus pontos fortes. Mas vale lembrar que existem três possibilidades de potência. No modelo Pro, o motor elétrico pode gerar 174 cv. Enquanto isso, no modelo, Pro Performance, ele tem uma potência de 204 cv. Já o modelo GTX possui dois motores e podem gerar 299 cv de potência.
De acordo com a Volkswagen, este último pode atingir uma velocidade máxima de 180 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos. Este carro esportivo possui ainda tração integral. Já sua bateria tem capacidade de 77 kWh. O que gera uma autonomia de 480 km (ciclo WLTP). Um pouco a menos dos modelos normais, que podem andar por 520 km (ciclo WLTP).
https://youtu.be/MALzDAOojhc
Para recarregar estas baterias, os donos podem carregar o carro com potência de até 11 kW (corrente alternada) ou 135 kW (corrente continua). Neste último, o carro pode ganhar 390 km (320 km no caso do ID.5 GTX) de autonomia com um carga de um pouco mais de 30 minutos. A carga bidirecional também é possível.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.