Hyundai Venue pode chegar ao Brasil em 2022, revela fonte

O mercado de SUVs poderá ficar mais concorrido no próximo ano com a chegada de mais veículo importado. Trata-se do Hyundai Venue. De acordo com o Uol, ele poderá ser um dos primeiros veículos trazidos pela Caoa após ganhar uma disputa judicial com a marca coreana. Além dele, um sedã elétrico também deve pousar em solo brasileiro.

.

Hyundai Venue
Foto: Divulgação/Hyundai

Hyundai Venue no Brasil em 2022?

Em seu blog, o jornalista Jorge Moraes conta que o utilitário esportivo chegaria no próximo ano. O Hyundai Venue é fabricado sobre a plataforma K2. Ou seja, no próximo ano, teremos dois veículos construídos sobre a mesma plataforma, visto que a nova geração do Creta (que chegará nos próximos meses) também a usa. Mas existem algumas diferenças entre os dois. O Venue é menor que o Creta, por exemplo.

Mesmo sendo considerado um sub-compacto, seu desenho é bastante robusto e imponente. A grade dianteira, por exemplo, traz bastante semelhanças com outros modelos da marca. Pelo menos no modelo vendido na Índia, o seu interior oferece um bom nível tecnológico.

Agora, pensando no conjunto mecânico, o Hyundai Venue vendido por lá está equipado com um motor Gamma II 1.6 16V. Ele pode gerar uma potência de 123 cv e torque de 15,6 mkgf. Outro atributo é a transmissão automática IVT (ou CVT).

Hyundai Venue
Foto: Divulgação/Hyundai

Apresentado ao mundo em 2019, ele chega para ser mais um carro deste tipo que a empresa venderá por aqui. Atualmente, ela é responsável pela fabricação do IX35 e o New Tucson. Todos eles são produzidos em sua planta localizada em Anápolis-GO.

Hyundai Venue
Foto: Divulgação/Hyundai

Além disso, o sedã Azera também é oferecido. Não existem muitas informações sobre o lançamento do novo Hyundai Santa Fé por aqui. Porém, Moraes conta que os novos Elantra e Tucson pode entrar para o pacote de lançamentos da Caoa.

Hyundai Ioniq deve chegar antes

Hyundai Venue
Foto: Divulgação/Hyundai

Porém, ainda para a 2021, a empresa pretende trazer um sedã híbrido. O Hyundai Ioniq Hybrid chegaria ao País para concorrer tanto com o Toyota Corolla Hybrid quanto com o Toyota Prius. Lançado em 2016, ele foi um dos primeiros carros deste tipo da montadora. Além disso, foi destaque durante o Salão do Automóvel de São Paulo no mesmo ano. 

Hyundai Venue
Foto: Divulgação/Hyundai

Um carro que oferece um bom sistema híbrido. O propulsor 1.6 movido a combustão pode gerar 105 cv de potência e 15 mkgf de torque. Trabalhando em conjunto com o motor elétrico, sua potência combinada é de 141 cv e torque combinado de 27 kgfm. O câmbio utilizado é o automático de seis velocidades (dupla embreagem).

Caoa x Hyundai

Representante oficial da Hyundai desde o início do século, a Caoa teve uma vitória bastante importante nos tribunais durante a última  semana. A empresa brasileira entrou com um processo contra a fabricante asiática em 2018. Isso porque ela queria a rescisão do contrato de vinte anos que as duas tinham firmado dez anos antes.

A decisão final foi tomada por um tribunal arbitral em Frankfurt (Alemanha). Com um novo contrato de dez anos, a Caoa pode continuar a produzir os veículos da Hyundai no estado de Goiás, além de vender alguns de seus veículos.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar