Hyundai Tucson reage após avaliação do Latin NCAP; saiba detalhes do teste
Hyundai Tucson reage após avaliação do Latin NCAP; saiba detalhes de como foi esse teste e os novos resultados para o SUV!
A primeira apresentação de resultados do ano do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCAP) mostra melhorias após a reação da Hyundai aos testes de avaliação do seu tradicional SUV.
O Hyundai Tucson, produzido na Coreia e na República Tcheca, com dois airbags frontais padrão, foi classificado como zero estrela. O SUV atingiu 50,23% na Proteção de Ocupantes Adultos, 5,34% em Ocupantes Infantis, 48,40% na Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 6,98% na Sistemas de Assistência à Segurança.
Melhorias no Hyundai Tucson eleva avaliação do Latin NCAP para três estrelas
Em 2021, o Latin NCAP testou a versão anterior do Tucson com dois airbags padrão na versão de segurança mais básica e obteve zero estrela. Depois disso, a fabricante alegou que o “Novo Tucson era melhor e mais seguro”, então o Latin NCAP decidiu testar o novo Tucson em 2022.
A nova versão do Tucson, com dois airbags frontais padrão, foi avaliada para impacto frontal e lateral, chicotada cervical (whiplash) e proteção para pedestres. A falta de airbags laterais de cortina padrão limitou a pontuação e melhor desempenho na Proteção de Ocupantes Adultos.
A falta da sinalização das ancoragens ISOFIX em conformidade com o Latin NCAP, o cinto de segurança de dois pontos padrão na posição central traseira, bem como a falta do interruptor de desativação do airbag do passageiro explicam a baixa pontuação para a Proteção de Ocupantes Infantis.
A proteção de Pedestres, em geral, foi média; no entanto, mostrou deficiente proteção para algumas áreas das pernas superiores. Na Sistemas Assistência à Segurança, o modelo mostrou resultados ruins, pois o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e o limitador de velocidade não são padrão.
Reavaliação
Em resposta à mais recente classificação zero estrela do novo Tucson, a Hyundai decidiu melhorar o equipamento básico do modelo adicionando airbags laterais e laterais de cortinas padrão, cintos de segurança de três pontos em todas as posições, sinalização i-size para cadeirinhas infantis, lembrete de cinto de segurança para a posição do passageiro dianteiro, ESC e sistema de limitação de velocidade.
O modelo atualizado foi avaliado e classificado com três estrelas. O SUV atingiu 81,61% para Proteção de Ocupantes Adultos, 69,53% para Proteção de Ocupantes Infantis, 48,40% para Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 55,81% para Sistemas Assistência à Segurança.
Além de testar o modelo com dois airbags, a versão melhorada foi avaliada em teste de impacto lateral de poste, ESC, teste de Alce (moose test) e assistência à velocidade.
Estes elementos de segurança mostraram desempenho satisfatório, juntamente com a decisão da Hyundai de atualizar a sinalização i-size para cadeirinhas infantis e incluir cintos de três pontos padrão que, entre outras melhorias, explicam a classificação três estrelas da versão melhorada.
O Latin NCAP também avaliou os equipamentos opcionais oferecidos no modelo, tais como Frenagem Autônoma de Emergência, Sistemas de Suporte de Pista e Detecção de Borda de Estrada, todos com bom desempenho, mas como são oferecidos em volumes menores do que os exigidos pelo Latin NCAP, eles não contribuem para a pontuação ou classificação em estrelas.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.