Hyundai Santa Cruz: “Maverick não tem chance”‘; entenda a história
Uma ação de marketing está chamando bastante atenção nos Estados Unidos. Ela envolve duas grandes rivais: Hyundai Santa Cruz e Ford Maverick.
Uma ação de marketing está chamando bastante atenção nos Estados Unidos. Ela envolve duas grandes rivais do mercado de picapes: Hyundai Santa Cruz e Ford Maverick. No caso, a montadora sul-coreana fez um post em sua rede social com algumas vantagens que o carro teria em relação ao modelo da Ford e a frase “Maverick não tem chance. Hyundai Santa Cruz vence todas as vezes”. Mas será que as informações conferem?
Hyundai Santa Cruz x Ford Maverick; entenda
Todas estas informações estão em um pequeno vídeo postado pela Hyundai no final do último mês de janeiro. Ele tem quinze segundos. No caso, a Hyundai mostra que seu carro vence o modelo da Ford por possuir monitor de visão de ponto cego, a melhor garantia da América e uma capacidade de 2.268 kg. E depois coloca a frase acima. Porém, de acordo com o site Auto Evolution, a comparação possui algumas falhas.
Com relação aos equipamentos de segurança, a Ford Maverick pode ser equipada com o Blis para monitoramento de ponto cego. Além disso, a caminhonete conta com um alerta de tráfego traseiro. Agora, com relação ao reboque, o site especializado aponta que esta não é a melhor métrica para fazer a comparação. Isso porque é muito provável que as pessoas que costumam comprar uma picape monobloco irão comprar uma picape monobloco.
E as mesmas não irão comprar um SUV, por exemplo. Agora, com relação a garantia, a Hyundai tem razão e realmente ganha da Maverick. A montadora oferece na compra da Santa Cruz uma garantia de 10 anos ou cerca de 160 mil km rodados. Enquanto isso, os clientes que comprarem uma Ford Maverick irão ganhar apenas uma garantia de cinco anos ou menos de 100 mil km rodados.
Outros números ainda mostram que esta briga é bastante acirrada. No preço, por exemplo, a Ford Maverick vence por ser mais barata. Nos Estados Unidos, ela está custando a partir de 19.995 dólares. Enquanto isso, a Hyundai Santa Cruz está custando a partir de 24.140 dólares. O mesmo acontece nas dimensões. Veja abaixo os dados:
Ford Maverick = 5.073 mm de comprimento; 1.844 mm de largura; 1.733 mm de altura e 3.076 mm de entre-eixos.
Hyundai Santa Cruz = 4.971 mm de comprimento; 1.695 mm de altura ; 1.905 mm de largura e 3.005 mm de entre-eixos.
No Brasil
Veja também: Novo Tucson tem produção interrompida, de acordo com a Hyundai
Esta é uma rivalidade entre duas picapes lançadas recentemente. Tanto a Hyundai Santa Cruz quanto a Ford Maverick foram apresentadas oficialmente no ano passado. Mas cada uma com suas particularidades. A primeira está sendo construída sobre a plataforma de terceira geração da Hyundai (Hyundai-Kia N3). Esta é a mesma da atual geração do Sonata e do Santa Fe.
Pensando no visual, a Santa Cruz é bastante moderna. Destaque para a grade dianteira (baseada na nova Tucson). Já o Ford Maverick tem uma função bastante importante. Ela é irmã menor da Ranger e da F-150 e herda alguns elementos delas, como o visual robusto. O carro usa como base a plataforma C2 da montadora.
Esta também é usada para a produção do Ford Bronco Sport e do Ford Escape. A Maverick acabou de chegar ao Brasil. Vendida na configuração Lariat FX4, ela está custando R$ 239.990. O veículo está equipado com o motor EcoBoost 2.0 GTDi, que produz 253 cv de potência e 38,7 kgfm de torque. O conjunto ainda traz uma transmissão automática de oito velocidades.
E logo poderemos ter o confronto dela com a Hyundai Santa Cruz aqui em terras brasileiras. O modelo sul-coreano deve chegar em breve. Nos EUA, ela está equipada com dois tipos de motores: um 2.5 litros de quatro cilindros (194 cv de potência e 25 kgfm de torque) e um 2.5 Turbo (285 cv de potência e 45,8 kgfm de torque). As transmissões usadas pelo veículo são a automática de oito marchas e a automatizada de dupla embreagem (oito velocidades), respectivamente.
Com informações de Auto Evolution
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.