Hyundai prova que o futuro é muito mais do que carros elétricos
Usar hidrogênio como combustível pode ser o nosso futuro, e a Hyundai se mostra engajada em construí-lo. Aprenda mais sobre o assunto aqui!
Usar o hidrogênio como combustível é algo discutido a muito tempo. Agora, finalmente temos tecnologia para tornar isso realidade em larga escala, e a Hyundai está querendo liderar esse movimento. Parte dos planos foram detalhados durante evento dos EUA, e os detalhes você confere agora.
Hidrogênio como combustível é destaque da Hyundai durante evento em Las Vegas
A Hyundai Motor Company quer marcar a CES 2024, que acontece em Las Vegas, com uma visão ousada para o futuro do transporte movido a hidrogênio. No evento, que se estenderá até o dia 19 de janeiro, já testemunhamos outras novidades, como o novo Golf GTI e sua tecnologia.
Sob o tema “Ease every way” (Facilitar Todos os Caminhos), a apresentação da Hyundai revelou muito sobre seus planos para um ecossistema de energia baseado em hidrogênio. Além disso, também compartilhou sua visão para a aplicação de software e inteligência artificial no setor.
Tudo isso busca alinhar as ações da empresa com sua marca “Progresso para a Humanidade”. Por isso ela faz questão de destacar o compromisso em contribuir para a criação e manutenção de uma vida mais confortável e sustentável.
Como disse Jay Chang, presidente e CEO da Hyundai Motor Company: “Na Hyundai, acreditamos que ciência e humanidade são duas faces da mesma moeda; e que a tecnologia avançada também deve melhorar a vida das pessoas”.
Chang ainda complementa: “O hidrogênio limpo deve ser para todos, impulsionando tudo, e disponível em todos os lugares.”
Potencialidades do hidrogênio com combustível
-
O hidrogênio emergiu como uma opção de fonte de energia limpa, renovável e altamente eficiente nas últimas décadas. É através dele que a Hyundai reforça seu compromisso com a neutralidade de carbono até 2050.
-
O uso do hidrogênio como combustível por parte da empresa inclui veículos, caminhões, ônibus, bondes, equipamentos especiais, embarcações e até mesmo mobilidade aérea avançada.
-
Ao projetar a compra de 3 milhões de toneladas de hidrogênio por ano a partir de 2035, a Hyundai demonstra sua vontade de expandir o uso em diversas áreas. Assim, ela não para na mobilidade, chegando até setores como logística limpa, produção de aço verde e geração de energia.
Veja também: “Carro a hidrogênio, elétrico e muito mais! BMW mostra que não está para brincadeira“
Projetos e mais projetos da Hyundai
-
A Hyundai está na vanguarda do desenvolvimento de tecnologias para a produção de hidrogênio.
-
Isso inclui a fabricação de eletrolisadores de membrana de troca de prótons (PEM) para a produção de hidrogênio verde. Isto é parte essencial de sua estratégia para o futuro e para a disponibilidade em larga escala do combustível.
-
Além disso, a Hyundai está investindo em tecnologias inovadoras, como Waste-to-Hydrogen (W2H), implementado na Indonésia, e Plastic-to-Hydrogen (P2H). Estes são essenciais no uso de recursos recicláveis para a produção de hidrogênio, contribuindo para a remoção desse lixo do meio ambiente.
-
Por fim, outros projetos destacados durante a apresentação foram os executados nos Estados Unidos. Por exemplo, o NorCAL ZERO, a participação no programa ‘Regional Clean Hydrogen Hubs’, e o Projeto de Logística Limpa integrando na Meta-fábrica do grupo na Geórgia.
Como funciona o hidrogênio como combustível?
-
O hidrogênio como combustível funciona a partir de uma “eletrólise reversa”. Ao passar pela célula de combustível, os elétrons e prótons do átomo são separados: os primeiros geram uma corrente elétrica – energia – e os demais se unem à oxigênio, gerando água como subproduto.
Quando o hidrogênio como combustível será algo que chegará nas nossas ruas ainda não sabemos. No entanto, esta será uma verdadeira revolução, que pode mudar totalmente a matriz energética do mundo e, quem sabe, nos levar a uma nova era com menos poluição, menos resíduos, e mais qualidade de vida.
Olá, sou Adson Leonardo, graduando em Letras - PT pela UNIMONTES, escritor, poeta, e trabalho com redação para WEB desde 2018. Nestes anos já escrevi sobre os mais diversos temas, com um carinho especial no campo das ciências, escrita criativa e jogos. No mundo dos carros e automobilismo me interesso especialmente pelas inovações e tecnologias que permeiam este setor sempre em movimento.